O que pode ser confundido com uma gravidez?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Nem sempre os sintomas que você encontra na internet são de gravidez. Podem ser desde sintomas comuns de período pré-menstrual a doenças e infecções

  • Cólicas ou dores nas mamas Podem ser sintomas de tensão pré-menstrual.
  • Azia, queimação ou vômitos Pode ser gastrite, refluxo ou algum outro problema estomacal.

Também chamada de gravidez fantasma ou de pseudociese, a gravidez psicológica é um distúrbio psicólogico em que pacientes do sexo feminino que não estão grávidas passam a crer que estão gestantes e começam a desenvolver os sintomas físicos tradicionais da gestação, como aumento da barriga e dos seios, fadiga e cansaço, ...

Resumindo: todos os sintomas de gravidez podem não ser de gravidez! É muito triste, mas nem todos os sintomas querem realmente dizer que são de gravidez, a maioria deles é apenas sinal de que tem hormônios em atividade e podem sinalizar até mesmo uma TPM.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Testes de gravidez caseiro é confiável?

  1. Teste de fervura da urina: nesse tipo de teste de gravidez, o resultado é considerado positivo se a urina ferve como leite, e não como água. ...
  2. Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo.

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Na gravidez psicológica, também chamada de gravidez fantasma ou pseudocysesis, a mulher acredita estar esperando um bebê, mas não está de fato grávida. A mulher apresenta sintomas comuns da gravidez, como cansaço, náusea e seios inchados, e a sua barriga pode até mesmo aumentar ligeiramente.

Para evitar frustrações, o teste de gravidez só deve ser realizado quando algum sinal demonstre uma necessidade ou dúvida, como no caso do atraso menstrual ou de sintomas característicos como náuseas, tonturas e sensibilidade nas mamas. Com a ausência menstrual, você pode realizar o teste já no primeiro dia de atraso.

O principal sinal da suspeita de gravidez é sempre o atraso menstrual mesmo. Deverá haver a ausência da menstruação após um período de pelo menos 30 dias do inicio da última menstruação quando então um teste de gravidez na urina ou no sangue poderá ser realizado para saber se está grávida ou não.

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.

3Mudanças nos seios, temperatura, sensibilidade aguçada são alguns dos sinais de gravidez que podem ocorrer já no começo. 4A sensação de inchaço e até cólicas podem ser sentidas no início, inclusive sendo confundidas com sintomas da TPM ou a sensação de menstruação vindo.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.