O que pode ser feito com o número de celular?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Com o número de telefone da outra pessoa, o bandido pode ligar para todos os contatos ou entrar em contato via WhatsApp e aplicar inúmeros golpes. Pode até fazer backups de fotos e mensagens. Pode ainda entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando o cartão de crédito já cadastrado na plataforma.

Golpes virtuais podem ser feito em vários ambientes diferentes e, considerando a popularidade do aplicativo de mensagens WhatsApp, os criminosos digitais cada vez mais desenvolvem mais formas de enganar usuários a comprometerem dados pessoais ou mesmo suas contas nos mensageiros. O que é Phishing?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações.

Neste caso, tanto os administradores do grupo do WhatsApp quanto quem divulga o telefone de alguém lá, assim como os que mandam as mensagens perturbadoras, poderiam ser responsabilizados. O número de celular de uma pessoa é um dado pessoal e não pode ser compartilhado sem sua autorização.

"Um telefone hackeado pode estar fornecendo toda a sua potência de processamento a aplicações suspeitas do hacker. Isso pode fazer com que o seu telefone fique lento. Outros sinais podem ser congelamentos ou reinicializações inesperadas", observa a Kaspersky.

Uma simples ligação pode levar a vítima a cair em fraudes bancárias ou ter seus dados roubados. Também chamado de vishing (phishing por voz), o golpe utiliza táticas de engenharia social para ganhar a confiança do interlocutor.

1. Com o WhatsApp aberto, mude para a aba “Configurações” e selecione “Aparelhos conectados”. 2. O WhatsApp mostrará todos os dispositivos que estão conectados à sua conta.

Abra o WhatsApp no seu celular. Android: toque em Mais opções > Aparelhos conectados. iPhone: toque em Configurações > Aparelhos conectados.

Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado.

Fique atento à sua linha de celular
Isso pode ser um sinal de que seu chip ou sua linha foram clonados. Outra dica é checar a conta do seu celular: verifique se não há nenhuma chamada para um número desconhecido e se os valores condizem com o que foi acordado com a operadora.

8 dicas de como proteger dados do celular

  1. Use uma senha de bloqueio forte. ...
  2. Proteja seu chip. ...
  3. Conheça o IMEI do seu aparelho. ...
  4. Use a autenticação em dois fatores. ...
  5. Tenha um e-mail seguro para recuperação de senhas. ...
  6. Aprenda a usar o bloqueio remoto. ...
  7. Ative a biometria. ...
  8. Não guarde senhas e dados sensíveis no celular.

Sim. Apesar de não haver criptografia de ponta a ponta — como ocorre nas mensagens —, o WhatsApp afirma que os dados serão armazenados e criptografados em um sistema avançado, por meio de uma rede separada da conta do usuário e altamente segura.

Os dígitos funcionam tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. A primeira indicação é pela discagem da sequência *#21#, que abre uma tela com diferentes informações relacionadas ao desvio de informações; a ideia do alerta é que, caso tudo esteja desativado, o celular não está sendo espionado.

Sim, você pode combinar dois números de telefone separados em um único dual SIM com um dispositivo que possui eSIM, incluindo: Dois números pessoais que estão no mesmo plano. Dois números pessoais que estão em planos distintos. Um número pessoal e um número corporativo.

Excluir contatos

  1. Um único contato: toque no contato. No canto superior direito, toque em Mais Excluir. Excluir.
  2. Vários contatos: Toque em um contato, mantenha-o pressionado e depois toque nos outros contatos. Toque em Excluir. ...
  3. Todos os contatos: no canto superior direito, toque em Mais Selecionar todos Excluir. Excluir.

Basta se dirigir a uma loja física ou ligar para o 1056 com os documentos em mãos e solicitar a alteração.

Adicione um contato

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Contatos .
  2. No canto inferior direito, toque em Adicionar .
  3. Digite o nome e um e-mail ou número de telefone do contato. Para escolher a conta em que você quer salvar o contato, toque na seta para baixo. ...
  4. Quando você terminar, toque em Salvar.

Outros pontos de atenção. Uma outra maneira de identificar se o seu WhatsApp está sendo acessado por outra pessoa é a verificação de mensagens estranhas na ferramenta, que não foram enviadas por você, nesse caso, desconfie! Outra situação para ficar de olho é o WhatsApp Web.

Comportamentos estranhos no seu aparelho: reiniciar sozinho, desligar mesmo com a bateria cheia e sem aviso prévio ou não conseguir carregar o sistema são alguns sinais que indicam que ele foi infectado. Exibição constante de pop-ups: este é um sintoma clássico de infecção em celulares.