O que pode ser feito para acabar com a desigualdade social?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Blog

  • Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  • Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  • Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  • Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  • Compartilhar informações fidedignas. ...
  • Contribuir com o acesso à educação.

O principal mecanismo de combate aos desequilíbrios regionais do país são os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

É um processo pelo qual as pessoas aumentam a força espiritual, social, política ou econômica de indivíduos carentes das comunidades, a fim de promover mudanças positivas nas situações em que vivem.

Enquanto espaço de formação e reflexão, é fundamental que a escola atue no enfrentamento dessas desigualdades de gênero, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que meninas e meninos tenham as mesmas oportunidades e possam se desenvolver plenamente.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

A aplicação de reformas tributárias, dos gastos públicos, da infraestrutura financeira e regulamentos, assim como dos mercados de trabalho também pode revelar-se útil. Oferecer acesso a creches de qualidade e a um custo acessível libera mais mulheres para trabalhar, além de gerar emprego diretamente.

Auxílio Brasil. Bolsa Família. Benefício de Prestação Continuada (BPC) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Para combater a desigualdade social no Brasil, é necessário adotar políticas públicas que visem reduzir a diferença entre ricos e pobres, incluindo programas de redistribuição de renda, investimentos em educação e saúde, e ações afirmativas para combater a exclusão.

Mulheres negras são maioria das vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.

Podemos destacar que com as políticas públicas vem à tona o surgimento da questão social e traz consigo as origens do Estado de Bem Estar Social, ou seja, a intervenção do Estado, a Política Pública é o estado agindo na sociedade, seu campo vai responder a uma necessidade.

A desigualdade social é um problema que afeta diversas sociedades, sendo caracterizada pela ausência de um equilíbrio econômico entre os indivíduos de um país.

Causas

  • Má distribuição de renda.
  • Má administração dos recursos.
  • Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia)
  • Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação.
  • Falta de oportunidades de trabalho.
  • Corrupção.

A desigualdade social se refere à distribuição desigual de recursos e oportunidades entre diferentes grupos da sociedade, como renda, educação, saúde e emprego.

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego. Concomitante a todos esses fatores, há estresse e outros problemas psicológicos.