O que pode ser feito para mudar o mundo?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Pequenos gestos que podem mudar o mundo

  • Diga não ao desperdício de alimentos.
  • Seja um consumidor consciente.
  • Tenha um estilo de vida sustentável.
  • Seja um voluntário.
  • Cuide do meio ambiente para mudar o mundo.
  • Pratique a empatia para mudar o mundo.
  • Seja um doador de sangue.

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

A natureza universal da Agenda 2030 implica que os jovens sejam considerados em todos os Objetivos e Metas. Os jovens são especificamente mencionados em quatro áreas: emprego, meninas adolescentes, educação e desportos para a paz.

A sociedade espera que os jovens principalmente estudem, se preparem para o futuro, se tornem cidadãos de bem e um dia trabalhem para a sociedade em que vive, porque são os jovens que são o futuro da sociedade.

Todo ser vivo está constantemente passando por mudanças, de plantas a serem humanos, estamos a todo o tempo nos transformando porque isso faz parte da vida e de seu fascinante ciclo. Sendo assim, mudar é o mesmo que estar vivo, honrar essas oportunidades se permitindo evoluir, aprender, conhecer coisas novas.

5 ações para contribuir com um futuro melhor

  1. Cuide do meio ambiente. Você já plantou uma árvore? ...
  2. Tenha um consumo consciente. Consumir apenas aquilo que a gente realmente precisa é outra forma de cuidar do nosso futuro. ...
  3. Respeite as diferenças. ...
  4. Participe de projetos voluntários. ...
  5. Compartilhe conhecimento.

Ser gentil com o próximo, respeitar o trânsito e a faixa de pedestre, ser doador de sangue, participar de trabalhos voluntários ajudando crianças, jovens, adultos e idosos, não jogar lixo nas ruas, participar de mutirões em seu bairro, entender as condições e as necessidades dos portadores de deficiência, para que ...

Ceder o assento no transporte público, doar sangue, ser gentil e educado, ter empatia etc. Essas são apenas algumas das milhares de maneiras de ajudar o próximo e, como você pode ver, são totalmente acessíveis a qualquer pessoa.

Faz a economia crescer
Para ter uma ideia, um relatório da UNESCO mostrou que países que priorizam o ensino de qualidade registram crescimento econômico acima da média. Segundo os dados, a cada ano adicional de escolaridade, a média anual do PIB aumenta 0,37%.

Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.

Eles querem um emprego que os traga satisfação, querem comprar uma casa própria, querem alguém para amar e quem sabe construir uma família e eles também querem poder comprar tudo o que quiserem (ou o que o seu ídolo do Instagram tem) e viajarem o mundo (ou para onde o seu ídolo do Instagram for).

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude, 34% dos jovens preocupam-se com seu futuro profissional. No questionário, incertezas em relação à carreira e medo do desemprego são os problemas que tiram o sono dos jovens consultados.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Papa Bento XVI diz que os jovens são a esperança do futuro - Jornal O Globo.

“Em comparação com as gerações mais velhas, adolescentes e jovens do mundo permanecem esperançosos, com uma mentalidade muito mais global e determinados a tornar o mundo um lugar melhor. Eles se preocupam com o futuro, mas se veem como parte da solução”.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como resiliência, empatia, pensamento crítico e habilidades de comunicação, é crucial para enfrentar os desafios da sociedade atual. Essas habilidades podem ajudar os jovens a lidar com o estresse, resolver problemas e se relacionar de forma saudável com os outros.

Os assuntos mais comentados por jovens atuais
Se observarmos o comportamento dos jovens atuais podemos notar que uma grande parcela se encontra cada vez mais engajada com os assuntos relacionados a representatividade, violência, preconceito, inclusão e principalmente a educação, algo que tem preocupado muitos jovens.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

O filósofo grego Sócrates marcou a história quando trouxe o olhar do ser humano para si mesmo. Ele dizia que, ao invés de se ocuparem em buscar a riqueza material, as pessoas deveriam viver mais concentradas no seu próprio desenvolvimento.

Pequenas ações individuais podem mudar o mundo, como cuidar do meio ambiente, promover a igualdade social, apoiar causas humanitárias e muito mais. Todos podemos fazer a diferença para tornar o mundo um lugar melhor para todos.