O que pode ser pontinhos pretos nas fezes do bebê?

Perguntado por: uarruda3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se o bebê é amamentado e seus mamilos tem sangrado ou rachado, você deve procurar pequenas manchas pretas nas fezes normais do bebê. Isso é o resultado da digestão do bebê de um pouco de seu sangue e isso não é prejudicial.

Trata-se de um material que se acumulou no intestino do bebê durante a gravidez. Depois dessa primeira fase, o cocô pode assumir cores e consistências variáveis — às vezes é amarelo-ovo com grumos, às vezes é amarelo com grânulos verdes. Essa variação é absolutamente normal.

O intervalo entre as evacuações só deve ser motivo de preocupação se houver desconforto e dor ou se passar de quatro dias. Um bebê que não faz cocô há quatro dias, mas está animado,dormindo e mamando, pode estar saudável. Se a criança estiver incomodada, vai chorar e demonstrar irritação.

Diagnóstico de verminose
O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verme causador da doença. Às vezes, pode ser necessário realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da verminose.

Durante os primeiros meses do seu bebê, você notará bastante cocô marrom, amarelo e verde – todas essas são cores normais para bebês amamentados de maneira exclusiva ou por fórmula. Mas o sangue nas fezes, sejam pequenos flocos ou grandes manchas, pode indicar um problema médico.

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

A ingestão de alcaçuz, chumbo, comprimidos de ferro, medicamentos que contenham bismuto ou o consumo de mirtilos também pode causar fezes pretas. Além disso, a beterraba e o tomate às vezes podem tornar as fezes com uma aparência avermelhada.

O cocô do bebê até os seis meses de vida
O cocô do bebê em aleitamento materno exclusivo tem a cor amarelo-ouro ou amarronzada, podendo conter alguns grumos de leite. A consistência é mole e aquosa e o cheiro é bem discreto e adocicado. A frequência costuma ser alta.

Coceira ao redor da boca; – Inchaço dos olhos e lábios; – Tosse, chiado ou falta de ar. – Como alergia à proteína do leite de vaca pode causar diminuição do crescimento devido à má alimentação, sendo importante procurar o médico na presença desses sintomas.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

Quais são os sintomas? Os principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréia, falta de apetite, perda de peso, anemia, flatulência e distensão abdominal. Alguns tipos de vermes quase não provocam sintomas no paciente. Por isso podem passar despercebidos e não serem diagnosticados.

A transmissão de vermes está ligada às condições de higiene, como a falta de saneamento básico. A principal forma de contágio é a oral, o que explica o alto número de casos em crianças pequenas, já que os pequenos costumam colocar a mão na boca o tempo inteiro.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

A maioria das pessoas são infectadas após a ingestão de alimentos ou água contaminados. Como o norovírus é altamente contagioso, a infecção pode facilmente ser transmitida por contato direto. O norovírus causa a maioria dos casos de gastroenterite epidêmica em cruzeiros e casas de repouso.

Trata-se de uma doença intestinal causada por alergia a alguma proteína da dieta, em geral do leite de vaca ou da soja, que ocorre especialmente em crianças pequenas. Pode iniciar até mesmo no 2º mês de vida em bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose em bebê?

  • náuseas e vômitos;
  • cólicas, dor abdominal e inchaço;
  • diarreia aquosa explosiva;
  • distensão abdominal;
  • gases;
  • assaduras.