O que pode ser usado no lugar do óleo de cozinha?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

República da Saúde

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

Azeite de Oliva

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.

A primeira opção mais óbvia é a substituição por manteiga, que além de deixar a sua comida com um gostinho maravilhoso, costuma ter um custo-benefício melhor se for usada em pouca quantidade. A segunda opção é substituir por óleo, e os mais indicados são óleo de girassol e óleo de soja.

Como qualquer outro alimento, a banha de porco deve ser consumida sem exagero, podendo assim proporcionar alguns benefícios à saúde, já que contém vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, Folato, colina e betaína.

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis. No organismo, elas participam de processos relacionados à redução do colesterol ruim (LDL). Elas são obtidas principalmente em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Invista numa frigideira anti-aderente
O facto de ter uma frigideira anti-aderente permite que a adição de gordura ou siliar seja mais pequena do que numa frigideira normal, diminuindo os efeitos nocivos associados à adição de gordura, bem como à exposição a altas temperaturas das mesmas.

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."

azeite

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

azeite

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

O azeite de oliva é uma ótima opção devido ao seu alto teor de gorduras monoinsaturadas do tipo ômega-9 que reduz o colesterol total e LDL, efeito contrario da margarina, prevenindo assim, complicações cardiovasculares, além de se antioxidante e atuar na modulação da inflamação.

O óleo de coco ajuda no combate à diabetes.

A concentração de gordura saturada na manteiga pode chegar a mais de 70% do total, contra 15% no azeite de oliva.

O alimento não faz mal para a saúde, mas, ainda assim, não há motivos para incentivar a inclusão da banha de porco em dietas saudáveis. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.

Coloque uma colherada de banha de. porco, e quando a gordura já estiver bem quente, quebre o ovo na frigideira.

O vegetal de folhas escuras alcançou o topo por conter não apenas as vitamina C e A, mas também ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes. O estudo aponta para a capacidade medicinal da planta de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

Óleo de CANOLA

Afinal, qual o pior óleo para cozinhar? Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

Segundo o médico, quando são aquecidos em altas temperaturas (como aquelas necessárias para fritar os alimentos), os óleos vegetais liberam substâncias tóxicas que podem levar ao surgimento de diversos tipos de câncer – algo que a banha de porco não faz ou pelo menos faz em menor quantidade.

Manteiga. Assim como o azeite, a manteiga também pode substituir o óleo na hora de fritar algum alimento. O grande benefício da manteiga, é que ela é um dos itens de cozinha que sempre temos na geladeira, então, na hora do aperto pode te salvar.