O que pode substituir o NPK?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O pó de rocha é composto por potássio, silício, cálcio e magnésio, podendo substituir o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conjunto de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Outros compostos de NPK são produzidos por meio de processos de aglomeração, em que as matérias-primas principais são inseridas na forma de sólidos secos e depois interligadas e cimentadas pelo uso de vapor, salmouras, lamas de fosfato amônico e/ou soluções de nitrato de amônio.

Pode ser aplicada em flores, folhagens, hortaliças e frutíferas. NPK 15-15-20 (15 partes de nitrogênio, 15 partes de fósforo e 20 partes de potássio): rica em potássio, costuma ser usada no cultivo hidropônico e em hortas.

As cascas dos ovos de galinha são riquíssimas em cálcio, fósforo e magnésio, e contribuem para a fertilidade do solo em duas frentes, a primeira, por pura e simplesmente fornecer cálcio para as plantas, e a segunda, por neutralizar o pH do solo, tornando os nutrientes muito mais disponíveis para as plantas.

Na verdade, fertilizantes e adubos conferem propriedades semelhantes às plantas, mas agem de maneira diferente no solo. Enquanto o fertilizante nutre a parte visível do jardim (as plantas à superfície), o adubo, por outro lado, melhora a parte invisível (o solo).

Os fertilizantes naturais ou orgânicos são compostos obtidos de restos vegetais ou animais, tais como os lixos biodegradáveis que geramos nas nossas casas. Reaproveitando estes resíduos, podemos beneficiar as plantas e o jardim e ainda poupar dinheiro.

O fertilizante orgânico é produzido com resíduos animais, vegetais ou industriais. Diferente do adubo mineral, este tipo de fertilizante libera nitrogênio, potássio e fósforo – além de micronutrientes essenciais para a boa saúde das plantas – de forma gradual, ou seja, durante todo o ciclo de desenvolvimento da planta.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém também é perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação.

Ela pode ser usada como adubo orgânico, pois possui elevados teores de nitrogênio, fósforo, cálcio e micronutrientes. Além de suprir as necessidades nutricionais das plantas, diminui a acidez do solo e contribui com o desenvolvimento agrícola sustentável do país.

A quantidade aplicada pode variar conforme o tipo de planta, sua idade e o local em que está plantada, ou seja, o solo. Por isso, é importante que seja feita uma análise química do solo para determinar sua acidez e qual a disponibilidade de nutrientes.

O que é a ureia agrícola? A ureia agrícola é um fertilizante utilizado em plantações para adubar o solo e proporcionar uma maior eficiência no plantio. Sua composição possui 45% de nitrogênio na forma amídica, o que o torna perfeito para repor a falta desse nutriente em diversos solos.