Qual NPK mais utilizado?

Perguntado por: alima . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os fertilizantes NPK mais conhecidos são: NPK 4-14-8 (quatro partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e oito partes de potássio): ideal para espécies que produzem flores e frutos, como hibisco, azaleias, violetas e cítricos.

O Plant-Prod 20-20-20 é recomendado para viveiros de mudas, folhagens e em todos os casos que necessitam de uma formulação balanceada. Seu uso como fertilizante foliar é indicado para a correção de deficiências de nutrientes em culturas extensivas e na horticultura.

Uma vez que o Fósforo é mais importante durante os estágios iniciais do desenvolvimento das plantas, sua utilização como adubo tem principal importância no preparo do solo antes do plantio e nos primeiros momentos do ciclo de vida vegetal: quando aplicado nestes dois momentos, ele irá potencializar o crescimento e a ...

Garantias; 20% Nitrogênio (N); 10% Fósforo (P); 10% Potássio (K); 2% Cálcio (Ca); 1% Magnésio. Formula completa contendo os três elementos que sua planta precisa o NPK, recomendada para manutenção. Ele fornece as plantas e também ao solo substâncias como o Nitrogênio, fósforo e potássio e também o cálcio.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

O 20-00-20 é um adubo do tipo formulado NPK, que possui a seguinte concentração de nutrientes: 20% de Nitrogênio, 0% de P2O5 (fósforo) e 20% de K2O (potássio). Isto quer dizer que a cada 100 kg do adubo, 20 Kg são de N, 0 kg de P2O5% e 20 kg de K2O.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Nesse caso, a melhor opção é o fertilizante Forth Frutas, disponível em embalagens de 400 g a 25 kg. Seja para adubar uma frutífera de vaso ou um rico pomar, esse fertilizante vai nutrir sua plantação com NPK 12-5-15 e mais 9 minerais. Entre eles: cálcio, magnésio, enxofre, boro e outros.

Este calcário começará a fazer efeito somente após 40 a 50 dias após sua aplicação, mas isto não impede que se realize o plantio nestas áreas.

Maiores dosagens de fertilizantes elevam os custos de produção e oferecem riscos, podendo gerar toxicidade nas plantas e queda da produtividade. Assim como a carência de determinados nutrientes no solo compromete o desenvolvimento da lavoura, o excesso também pode prejudicar a cultura.

As adubações devem ser realizadas antes do período de florescimento e após a colheita ou poda, para compensar as perdas de nutrientes. O excesso de químicos pode interferir no metabolismo da planta, prejudicando seu desenvolvimento e provocando, inclusive, queimaduras.

MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se aplicar o produto na projeção das copas das plantas e não próximo ao caule. Regar após a aplicação.

Quando adicionado ao solo, promove o crescimento das raízes e a resistência ao frio, auxilia o perfilhamento e acelera a maturação. Assim com o nitrogênio, sua sintetização também é importante. O qua a falta desta substância causa: a planta apresenta crescimento debilitado e uma coloração anormal de verde escurecido.

NPK é um tipo de adubo que ajuda a planta a crescer rapidamente, pois possui nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) na composição. O primeiro é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento de caules, folhas e raízes. O segundo é responsável pela formação de fotossíntese.