O que podemos afirmar sobre pesquisa participante?

Perguntado por: afrutuoso2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

A observação participante pode ser conceituada como: O processo no qual um investigador estabelece um relacionamento multilateral e de prazo relativamente longo com uma associação humana na sua situação natural com o propósito de desenvolver um entendimento científico daquele grupo (May, 2001: 177).

7) A observação participante implica saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. É preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa (p. 303). As entrevistas formais são muitas vezes desnecessárias (p.

Quais os tipos de observação participante? Ela pode ser de dois tipos principais: a natural, quando o pesquisador já faz parte da comunidade a ser estudada; e a artificial, quando ele se integra ao grupo a ser estudado apenas com o início da pesquisa.

Entre os direitos referentes à proteção dos participantes de pesquisa estão: recebimento de informações do estudo de forma clara, de assistência gratuita, integral e imediata por danos (quando necessária) e ter assegurada a confidencialidade dos seus dados e sua privacidade, entre outros.

Seguindo a sua análise, o maior objetivo da pesquisa-ação seria proporcionar novas informações, gerar e produzir conhecimento que traga melhorias e soluções para toda organização. Além disso, o autor afirma que o conhecimento não é somente para informar, mas, principalmente, para conscientizar o grupo.

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo ( ...

A observação participante é uma das técnicas muito utilizada pelos pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa e consiste na inserção do pesquisador no interior do grupo observado, tornando-se parte dele, interagindo por longos períodos com os sujeitos, buscando partilhar o seu cotidiano para sentir o que ...

O método de coleta de dados na observação participante consiste na participação do pesquisador nas atividades cotidianas relacionadas a uma área da vida social, a fim de estudar aspectos de vida por meio da observação de eventos em seus contextos naturais (Given, 2008).

Logo, os Tipos de Observação são: Observação documental. Observação assistemática.

A observação direta intensiva é realizada por meio de duas técnicas: observação e entrevista. - Observação: A observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade.

É possível afirmar que a diferença entre observação direta e pesquisa participante é que, na primeira, o pesquisador atua como um observador externo, sem interferir, enquanto na segunda o pesquisador se envolve ativamente com os participantes do estudo, interagindo com eles.

A observação participante consiste num excelente recurso metodológico para pesquisa do campo religioso brasileiro pelo fato de possibilitar inserção mais densa nas práticas e representações vivenciadas pelas respectivas expressões religiosas escolhidas para estudo.

As pesquisas por observação permitem observar o comportamento de pessoas em um ambiente natural ou controlado, registrando de forma sistemática comportamentos, fatos e ações. O processo de observação pode acontecer de forma participante ou não participante.

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

Exemplos de Método Observacional
Por exemplo, o meio ambiente, o comportamento social, documentos, livros, processos ecológicos, eclipse, movimento das células etc. Tais observações devem ser registradas.

Os benefícios da pesquisa devem trazer proveito direto ou indireto, imediato ou posterior, auferido pelo participante e/ou sua comunidade em decorrência de sua participação na pesquisa, assegurando retorno social, acesso aos procedimentos, produtos ou agentes da pesquisa.

Participante de Pesquisa: um indivíduo que participa em um estudo clínico, quer como receptor de um produto sob investigação quer como controle.

Modalidades da Pesquisa-ação na Educação
Tripp (2005), quando se refere a pesquisa-ação no campo da educação, identifica cinco modalidades diferentes: Técnica; Prática; Política; Socialmente crítica; e Emancipatória, sendo as duas últimas modalidades particulares da pesquisa-ação Política.

O que é um objetivo de pesquisa? O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. Dessa forma, o percurso investigativo torna-se mais fácil.

As 7 etapas da Pesquisa Científica

  • Etapa 1: A questão inicial.
  • Etapa 2: A exploração.
  • Etapa 3: A problemática.
  • Etapa 4: A Construção do Modelo de Análise.
  • Etapa 5: A Coleta de Dados.
  • Etapa 6: A Análise das Informações.
  • Etapa 7: As Conclusões.