O que podemos aprender com a história de Nabucodonosor?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Nabucodonosor foi um personagem importante na história da humanidade, pois influenciou o desenvolvimento político, cultural e religioso de vários povos. Ele aparece na Bíblia, no Alcorão e em outras fontes antigas. As pessoas o consideram um exemplo de poder, glória e orgulho, mas também de loucura e humilhação.

O Presidente Rudger Clawson, da Primeira Presidência, acrescentou detalhes à interpretação de Daniel do sonho do rei Nabucodonosor: “A História atesta que o rei Nabucodonosor foi a cabeça de ouro. Os Medos e Persas, de um reino inferior à Babilônia, foram os braços e o peito de prata.

Nabucodonosor: Significa “Nebo, proteja as fronteiras” ou “Deus, proteja meu reinado”. Nabucodonosor é um famoso nome bíblico que surgiu a partir do acádio (língua semíta falada entre os babilônios) Nabu-cudurri-utsur, conhecido por ser o nome do rei da Babilônia que libertou o reino da Assíria.

Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pelos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves.

Durante o período de seu castigo, ele estaria com “cadeias de ferro e de bronze”. Em outras palavras, Deus o protegeria e conservaria o seu reino. O versículo 16 mostra o que aconteceria com Nabucodonosor. Seu coração seria mudado de coração de homem para coração de animal.

Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.

Coube a Nabucodonosor transformar a Babilônia em um importante centro cultural. Também é nesse período que surge o conjunto arquitetônico formado pelos Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel, cuja referência está no Velho Testamento. O esplendor da Babilônia era preocupação constante de Nabucodonosor.

A conversão de Nabucodonosor pode ser vista por intermédio de quatro evidências: ele glorifica a Deus (Dn 4.34), confessa a soberania de Deus (Dn 4.35). Testemunha sua restauração (Dn 4.36) e adora a Deus (Dn 4.37).

Daniel foi selecionado como um dos jovens judeus mais especiais para ser treinado para servir na corte do rei Nabucodonosor. Deus abençoou Daniel com o dom de interpretar sonhos, e ele foi promovido a cargos de liderança nos governos Babilônico e Persa.

Jeremias

Quando lá chegaram, Jeremias profetizou que Nabucodonosor, o rei da Babilônia, conquistaria o Egito também.

Daniel revela o sonho de Nabucodonosor e se torna governador-geral da Babilônia.

33 Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi lançado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.

'Nabu, vigie meu herdeiro'), historicamente conhecido como Nabucodonosor, o Grande, foi o segundo e o maior rei do Império Neobabilônico, governando desde a morte de seu pai Nabopolassar em 605 a.C. até sua própria morte em 562 a.C. Nabucodonosor continua famoso por suas campanhas militares no Levante, por seus ...

Em 601, Nabucodonosor querendo atacar diretamente o Egito sofreu uma derrota que fez com que o rei de Judá Joaquim, contrariando o profeta Jeremias, rompesse abertamente como rei da Babilônia. Isso fez com que, em 598, Nabucodonosor assediasse Jerusalém e a cidade caísse em seu poder no dia 16 de março de 597.

O que é Babilônia:
Babilônia foi o nome da capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que atualmente é o Iraque. Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia.