O que podemos aprender com a história de Naamã?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Com Naamã aprendemos que precisamos de Deus, que devemos nos submeter a Ele sem questionamentos, e que nossa vida deve ser de constante gratidão e quebrantamento diante do Pai, para que possamos ser curados física e espiritualmente, e usufruir das maravilhosas bênçãos que Ele nos reservou tanto nesta vida como na ...

Os 7 mergulhos de Naamã mostram a sua cura perfeita e completa, ou seja, ele foi curado por fora e por dentro; foi curado em seu físico e em seu interior. A prova disso é que além de ter sido curado da lepra, ele se arrependeu do que pensou, obedeceu a palavra de Deus, e quis recompensar o profeta Eliseu.

Deus cura a lepra
A cura de Naamã teve como propósito demonstrar que Deus era maior que as divindades da Síria. É possível supor que ele procurou primeiro a ajuda dos deuses sírios mas não foi curado e por isso buscou ajuda de Eliseu, o profeta do Deus de Israel.

As instruções do profeta Eliseu
A princípio, o sírio não aceitou o conselho, mas, pressionado pelos servos da sua comitiva, acabou por acatar a instrução do profeta e foi se banhar as sete vezes no rio. Naamã assim o fez e acabou por se curar inteiramente da lepra.

Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente. O General Naamã andava com vestes finas.

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

Todavia, Deus já havia revelado para o profeta o pecado do seu servo. Quando Eliseu interrogou a Geazi onde ele tinha ido, ele mentiu ao invés de dizer a verdade, e não demonstrou arrependimento algum, e por isso foi amaldiçoado com a lepra de Naamã.

5º. Mergulho da Obediência – Devemos aprender a ouvir Deus e obedecer, mesmo que nossa alma não queira; de início Naamã não queria, mas mergulhou. 6º. Mergulho do Submissão – Passamos a fazer a vontade de Deus, não importa mais o que eu acho, mas o que Deus quer de mim.

Ao chegar ao rio, Naamã tem que tirar sua roupa e mostrar qual era realmente a amplitude de seu problema, ele revela a lepra que afligia seu corpo, e mesmo sentindo vergonha ele precisa superar.

10. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 14. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

A lepra que estava sobre Naamã trata-se de uma praga (Dt 24.8,9), uma punição contra os rebeldes e a cura é uma graça de Deus. Naamã era o comandante do exército da Síria e, abaixo do rei, ele era a pessoa mais importante seu país! De fato, um grande homem, de muito conceito.

De acordo com as escrituras Naamã havia contraído lepra, uma doença de pele sem cura e sem tratamento na época e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenças.

Falamos que todo nome tem seu significado, Abana e Farpar tem o seu significado: Entendemos como - habilidades humanas, filosofias dos homens, capacidade natural.

Como conseqüência do acordo de desengajamento, a Síria se comprometeu a não permitir ataques guerrilheiros contra Israel partindo de seu território. Uma das conseqüências da deserção do Egito do campo árabe foi a decisão de Assad de se igualar militarmente a Israel, uma proposta bastante onerosa para a Síria.

Naamã foi um comandante do exercido sírio durante o reinado de Ben-Hadade, rei de Damasco. A história de Naamã é conhecida na Bíblia especialmente com conta do episódio em que ele foi curado de lepra após mergulhar sete vezes no rio Jordão.

9 Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".

O nome da menina não é citado, nem tampouco sua idade, embora, acredita-se que não tenha mais do que quinze anos. E este é o único relato bíblico em que a encontramos.

Espiritualmente, a arca era um símbolo visível do poder e presença de Deus. Se você está na Presença de Deus. Vá, atravesse, marche e chegue do outro lado. Assim como Deus agiu através do Jordão séculos atrás, Ele nos leva através do Jordão de nossas vidas - dificuldades no trabalho, família e vida em geral.

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

2 Reis 5:10,11 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.