O que prejudica o ganho de massa muscular?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A musculação causa microfissuras no tecido muscular, e é durante a recuperação dessas lesões que o músculo se hipertrofia e cresce, ficando mais resistente e mais forte. Essa recuperação acontece durante o sono.

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

Para ganhar massa muscular, você deve manter o balanço calórico positivo, ou seja, tem que consumir mais calorias do que gasta ao longo do dia. Se você consumir menos calorias que gasta, nunca vai conseguir hipertrofia muscular. O cálculo de gasto calórico deve considerar a taxa metabólica basal (TMB).

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

Melhores frutas para ganhar massa muscular
Banana; Abacate; Mamão; Além disso, abacaxi.

Quantas horas de treino por dia para ganhar massa muscular? O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Não há necessidade de sentir dor para que os músculos hipertrofiem.

Não. Para ganho de massa muscular, é imprescindível fazer treinamento de força e adequar a alimentação, com ingestão apropriada de energia (calorias totais) e aumento da proporção de proteínas da dieta.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

O volume do tecido muscular, das células musculares pode variar por influência de alguns fatores como quantidade de líquido dentro da célula, quantidade de carboidrato dentro da célula, combinações de íons, concentração de algumas substâncias.

Quais são possíveis causas
As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.