O que fazer para não perder massa muscular com a idade?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A prática regular de atividades físicas para as pessoas idosas é muito indicada, pois os benefícios como ganho de força, manutenção da massa muscular e melhoras no desempenho funcional são importantes para prevenir a perda de massa muscular.

1º Pratique exercícios – A prática de exercícios físicos proporciona manutenção e ganho da massa muscular, já que fortalece e tonifica os músculos. 2º Tenha uma alimentação adequada – Uma dieta bem balanceada é necessária para fornecer ao seu corpo os nutrientes adequados para a recuperação e regeneração dos músculos.

O que a perda de massa muscular pode causar? Com o avanço da idade, ocorre a perda de massa muscular. Esse evento natural é mais conhecido como sarcopenia, uma síndrome que provoca diminuição de força e massa muscular. Geralmente, ela começa a partir dos 30 anos, e aos 50 anos, aumenta a intensidade.

Finalmente, para acelerar essa reconstrução das fibras e ganhar massa muscular depois dos 60 anos, precisamos fornecer aos músculos proteínas e aminoácidos adicionais. Nesse caso, proteínas e suplementos de rápida absorção, como a proteína Whey, são melhor indicados.

vitamina B12

O complexo B (vitamina B) atua no ganho de massa muscular por meio do nutriente B12(vitamina B12), que é associado a essa função pois ajuda na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia.

O suplemento de whey é recomendado por nutricionistas em todo o mundo, pois é facilmente absorvido pelo organismo. Para idosos, é um grande aliado para reverter os sintomas da sarcopenia, recuperando a força, aumentando a massa muscular e combatendo a inflamação do tecido muscular.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Como as mudanças hormonais, redução do metabolismo e perda de massa muscular. No entanto, envelhecer não significa que você não possa ter um corpo em forma aos 50, 60, 70 e até 80 anos. Podemos citar exemplos de pessoas conhecidas, que estão em forma e não parecem ter a idade que têm.

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.

Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.

Treino:

  1. Agachamento livre – 60 repetições.
  2. Agachamento com salto – 50 repetições.
  3. Afundo unilateral – 40 repetições (para cada perna)
  4. Agachamento isométrico – 2 minutos.
  5. Panturrilha em pé (40 repetições)

Os principais sintomas desta situação incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos.

7 exercícios para ganhar massa muscular

  1. Levantamento de peso. Não é surpresa que o primeiro treino que vem à mente quando falamos sobre ganho muscular é justamente o levantamento de peso. ...
  2. Treinamento suspenso ou TRX. ...
  3. Pilates. ...
  4. Funcional. ...
  5. HIIT. ...
  6. Natação. ...
  7. Boxe.

A bicicleta é um bom exercício nessa etapa da vida. Ela trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. “Pedalar é um exercício bem específico, que fortalece os músculos da perna e dos quadris.

Além disso, a concentração de potássio, que está presente principalmente no caso da banana-da-terra, é uma vantagem para a contração dos músculos durante o exercício. Também evita o desenvolvimento de câimbras e melhora a saúde cardiovascular que é bem importante durante os treinos.

Iogurte com fruta e aveia
A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.