O que provoca o elitismo cultural no Brasil?

Perguntado por: ipaz7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Desde o início da colonização, um elitismo cultural reina no Brasil, pois os portugueses viam a si mesmos como superiores e os povos nativos como inferiores.

Ela é resultado da influência de diferentes povos. A diversidade cultural no Brasil é um fator que resultou das contribuições culturais que o país recebeu de diversos povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos, que auxiliaram na construção da identidade cultural brasileira.

É notório que a cultura nacional não é valorizada, pois existem grandes obras que não são reconhecidas pelos próprios brasileiros, o que mostra uma falta de interesse pelo o que é produzido no territó...

Partindo dessa premissa, trouxemos abaixo as principais causas da desigualdade social, especialmente na perspectiva da realidade brasileira.

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

Ministério da Cultura admite: na chamada Pátria Educadora, 112 municípios brasileiros não têm nenhuma biblioteca pública. O setor responsável na Pasta vai além ao revelar a insuficiência de cinemas e museus em todo o país.

O elitismo é uma ideologia burguesa nascida durante a segunda metade do século xix, dos trabalhos de dois sociólogos italianos, Vilfredi Pareto (1840-1923) e Gaetano Mosca (1858-1941).

Nesse sentido, a arte pode ser elitista tanto no acesso a espaços artísticos – que cobram entradas exorbitantes – quanto nas próprias regras impostas pelas instituições para definir o que é uma arte legítima.

ditadura elitismo conservadorismo neo-liberalismo.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Resposta:Costumes, hábitos e tradições totalmente diferentes, por causa da interferência climática, geográfica e pelo passado histórico daquela população.

A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.

A ditadura militar iniciada em 1964 promoveu a desvalorização da cultura brasileira, que pode ser sentida ainda nos dias atuais.

O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.

A desigualdade social afeta diretamente o acesso à cultura. Quanto menor a renda, menos as famílias frequentam os teatros, shows e cinemas. É isso que mostra um levantamento realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Na cidade Estrutural, por exemplo, é muito fácil encontrar crianças que nunca foram ao cinema.

Algumas das causas da desigualdade social
Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor; Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidade de trabalho.

A desigualdade social é um problema que ocorre quando algumas pessoas têm acesso a mais recursos e oportunidades do que outras. Isso pode acontecer por várias razões, como renda, educação, localização geográfica ou preconceito.

A falta de acesso à cultura brasileira se dá pela grande desigualdade social. Dessa forma, dois aspectos fazem-se relevantes: a má distribuição de renda e a ausência de uma educação de qualidade.