O que quer dizer 3 incidências?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A radiografia do tórax com 3 incidências é um exame de imagem que utiliza raio-x para visualizar a região do tórax e avaliar a estrutura óssea, incluindo o esterno, as costelas e a coluna vertebral, bem como os órgãos internos, como o coração, os pulmões e a aorta.

O raio central entra pela face lateral e sai pela medial. Essa incidência também é conhecida como lateral.

Nas radiografias do abdome é mais comum utilizarmos inicialmente apenas uma incidência – ântero-posterior (AP) – sendo as demais incidências (oblíqua, perfil, ortostático, etc) indicadas caso a caso.

A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995). É, assim, uma medida dinâmica.

Incidência é a qualidade daquilo que é referente à frequência ou à quantidade com que algo ocorre. Está diretamente relacionada à regularidade com que determinada ação acontece ou que seja incidente. Exemplo: A incidência de casos de dengue hemorrágica no Brasil aumentou.

As incidências fazem relação à posição que o paciente deve ficar. No Raio-X de Tórax 2 Incidências (Pa Perfil), estamos falando do exame da região do tórax em duas posições, Pa (Póstero-Anterior) e Perfil ou lateral.

O que é o exame de RX Torax com 2 incidências? O RX Torax com 2 incidências é um exame de imagem que utiliza raios-X para obter imagens do tórax em duas projeções diferentes: posteroanterior (PA) e lateral. Essas projeções oferecem informações valiosas sobre a estrutura e a condição dos órgãos torácicos.

Incidências do Raio X de tórax
A incidência Lateral ou Perfil é a que nos permite observar o tórax lateralmente (“de lado”). Habitualmente, a radiografia de tórax 2 incidências refere-se à realização das duas incidências descritas (incidência PA e incidência Lateral ou Perfil, geralmente o esquerdo).

A avaliação básica do pé pela radiografia deve incluir uma incidência AP (dorsoplantar), uma lateral e uma oblíqua medial. Algumas incidências adicionais podem ser obtidas conforme a indicação clínica.

As duas incidências mais utilizadas na avaliação da mão são a incidência postero-anterior (PA) e a obliqua. Há também algumas incidências dirigidas a dedos geralmente antero-posterior e lateral, com indicação sobretudo nos casos de suspeitas de fratura.

Incidências no RX do pé
As incidências mais frequentemente realizadas são a antero-posterior (AP) e o perfil, que podem ser pedidas em conjunto (2 incidências). Pode também ser solicitada a incidência oblíqua. O exame pode ser requisitado “em carga”, ou seja, com o examinado exercendo peso sobre o membro afetado.

Este exame permite uma avaliação da coluna lombo-sacra do paciente, observando, por exemplo, casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral.

A incidência Ântero Posterior (AP) é a mais usual de início no raio-x abdominal e as outras como a ortostática, perfil e oblíqua têm indicação de acordo com a situação.

O exame de RX de tórax deve ser realizado, sempre que possível, com as incidências em posteroanterior (PA) e perfil.

1 ocorrência, acontecimento, existência.

2 aplicaçãos, aplicações, recaimentos. Encontro de algo com uma superfície: 3 encontros, junções, concorrências, convergências, coincidências, confluências.