O que quer dizer a palavra fármaco?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O fármaco é o princípio ativo do medicamento, ou seja, é a substância que garante o efeito esperado da fórmula, aquela que vai garantir a ação terapêutica.

fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem como dos diferentes fatores que influenciam na quantidade de fármaco a atingir o seu sítio. Basicamente, estuda os processos metabólicos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação das drogas.

A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.

11 sinônimos de fármacos para 2 sentidos da palavra fármacos: Remédios: 1 drogas, preparados, ingredientes, substâncias, remédios, medicamentos.

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

O medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com ...

A Sinvastatina serve para regular os níveis de colesterol (LDL e HDL) e de substâncias gordurosas chamadas triglicérides no sangue.

O princípio ativo do medicamento, ou seja, a substância que apresenta o efeito terapêutico, atua em locais predeterminados do nosso organismo. Isso ocorre porque, nesses locais, existem receptores específicos e o efeito do medicamento só ocorre quando o princípio ativo liga-se a esses receptores.

Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.

Mais sobre o assunto
Todo medicamento que é ingerido passa pelo mesmo caminho: é dissolvido no estômago, e as moléculas da droga são absorvidas e jogadas na corrente sanguínea. Elas vão circular pelo corpo todo, em diferentes órgãos e tecidos, até encontrar onde se encaixar.

No momento em que os medicamentos são assimilados no intestino, seus princípios ativos vão para a corrente sanguínea e circulam pelos vasos sanguíneos até chegarem no local onde existem seus receptores. Uma vez que os encontram passam a gerar diversas reações.

O que é o princípio ativo de um medicamento? De acordo com definição da Anvisa, o princípio ativo é o componente farmacologicamente ativo destinado a um medicamento. Também chamado de fármaco, ele pode ser resumido como uma substância química em forma de moléculas, que possui um efeito terapêutico para o corpo humano.

O desenvolvimento de um fármaco geralmente começa como uma hipótese científica: a partir de determinado problema no mundo real, elaboram-se explicações racionais e buscam-se soluções plausíveis. Esta é a fase pré-clínica, composta por estudos em laboratório.

Entre aqueles que faziam uso de fármacos crônicos (289-57,8%), os tipos de fármacos mais utilizados foram: 42,9% (124) anti-hipertensivos, 28,4º% (82) anticoncepcionais e 17,6% (51) psicofármacos.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.