O que quer dizer a palavra orais?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

adjetivo Relativo à boca; que pertence à boca; que foi produzido pela boca; bucal: comunicação oral; higiene oral; fonema oral. Transmitido de boca em boca; verbal, vocal: tradição oral; histórias orais. Transmitido pela boca: doença de contágio oral.

Significado de Verbal
adjetivo Expresso em viva voz; comunicado através da voz, geralmente usado em oposição ao que é escrito; oral: pedido verbal. [Gramática] Relativo a verbo, à classe gramatical cujas palavras indicam ação, processo, estado ou alteração de um estado: função verbal.

Significado de Nasal
adjetivo Relativo ao nariz. Diz-se do fonema cuja articulação se faz com o abaixamento do véu palatal, o que permite ao ar expirado ressoar parcialmente nas fossas nasais.

A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais de nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pen- samentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibili- dades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

São orientações que ajudam os alunos a refletirem acerca dos diversos recursos necessários à realização do oral e que a reflexão deve ocorrer de modo indissociável no processo de avaliação do texto oral (CAVALCANTE e MELO, 2006. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade.

São habilidades a serem desenvolvidas: escutar com compreensão diferentes gêneros orais; ouvir e respeitar opiniões alheias, convergentes ou divergentes das próprias convicções; participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores; reconhecer ...

Oralidade, leitura e escrita são competências fundamentais para a aprendizagem da língua materna, para o domínio deste código, que permite a comunicação nos mais distintos contextos, nos mais diversos meios. A relação umbilical entre estas competências acaba por não ser equilibrada em contexto educativo.

São elas:

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

As pessoas verbais são tradicionalmente representadas pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Contudo, podem também ser indicadas pelas desinências verbais.

A voz anasalada é muito frequente em pessoas que falam com a boca quase fechada, pois isso faz com que o ar não saia apenas pela boca, sendo também eliminado pelo nariz. Ao fazer isso, o som acaba saindo mais anasalado que o normal. Assim, pessoas com voz anasalada devem tentar manter a boca mais aberta enquanto falam.

Em "maçã", também na segunda sílaba, quando falamos "ÇÃ", na letra "A" com o sinal gráfico til. "Carambola": na segunda sílaba, quando falamos "ram", nas letras "AM". E em "limão", na última sílaba, quando falamos "mão".

As marcas de oralidade são traços de gírias, abreviações, expressões populares, ou comuns em diálogos, e erros de português que aparecem em textos. Por vezes, dependendo do gênero escrito, essas marcas podem ser propositais. Por exemplo, na literatura e em crônicas, para representar um diálogo orgânico.

A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).

A oralidade não se restringe ao estudo da materialidade da fala, mas envolve, em contextos socioculturais específicos, a fala associada a seu ritmo, entonação, volume e entrelaçada a múltiplas linguagens, como a gestualidade, a mímica, a imagem e até à modalidade escrita da língua (por exemplo, na TV, numa exposição ...