O que quer dizer Jeremias 47 7?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em Jeremias 47, o Senhor Deus anuncia juízo contra os filisteus. Fica claro durante a descrição que ele não pode ser revogado. Isto nos mostra a grandeza do nosso Deus. Nenhum dos seus decretos pode ser impedido.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul.

Jeremias 47:7 ARC
Como podes estar quieta, se o SENHOR te deu uma ordem contra Asquelom e contra as bordas do mar? Ali, lho tem prescrito.

Jeremias nos ensina que os seres humanos são rebeldes contra Deus. Como violadores da aliança, eles não ficarão impunes. Mas Jeremias não para com o julgamento. Ele declara que Deus não rompeu com seu povo e ainda decidiu fazer uma nova aliança com eles.

A mensagem do profeta Jeremias
O profeta Jeremias convocou o povo ao arrependimento, a fim de evitar o julgamento divino. Depois, o profeta Jeremias avisou que o tempo de arrependimento havia se esgotado, e que Judá sofreria o juízo de Deus. Tal juízo seria muito severo, pois implicaria na perda da Terra Prometida.

Baruque levou o rolo ao templo e leu para o público as palavras de Jeremias. Ele fez a leitura na sala de reuniões de Gemarias, filho de Safã, o secretário real, que ficava no pátio superior, perto da Porta Nova do templo. Todos os presentes puderam ouvi-lo.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

A fome, a peste e a guerra grassavam na cidade, acontecimentos que encontraram Jeremias como o único escritor bíblico que presenciou a destruição da cidade, depois de um cerco de dezoito meses pelos babilônios.

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Suas mensagens repletas de imagens vívidas e dramatização avisavam do perigo imediato, mas também visavam orientar e encaminhar o povo para se proteger, de modo que sobrevivesse à conjuntura do desterro.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Para perseverarmos firmes e constantes na fé em Cristo, é necessário que o evangelho de Jesus Cristo seja internalizado em nosso coração e em nossa alma, o que significa que o evangelho se torna não apenas uma das muitas influências na vida de uma pessoa, mas o enfoque determinante de sua vida e de seu caráter.

“Permanecei firmes, ó vós, santos de Deus, suportai um pouco mais, então a tempestade da vida passará, e sereis recompensados por aquele Deus de quem sois servos e que valorizará devidamente todas as vossas provações e aflições por causa de Cristo e do evangelho.

Os passos do ser humano são dirigidos pelo SENHOR.

Geograficamente, Anatote estava situada no território da Tribo de Benjamim. Mas a vila acabou sendo data aos levitas, filhos de Arão, como parte das quarenta e oito cidades que foram outorgadas ao povo da tribo de Levi que não teve parte na distribuição do território da Terra Prometida.

1 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, uma segunda vez, estando ele ainda encerrado no pátio da guarda, dizendo: 2 Assim diz o Senhor que o faz, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome. 3 Clama a mim, e responder-te-ei, e aanunciar-te-ei coisas grandes e inacessíveis que não sabes.

Baruque: Significa “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”. Baruque é um bonito nome masculino de origem hebraica que significa “bem-aventurado”. Além de constar na lista de nomes hebraicos, também é categorizado como um nome bíblico. Ele consta na Escritura Sagrada como o secretário do profeta Jeremias.