O que quer dizer Megalofobia?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 12 votos

É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

Monofobia é o temor de ficar sozinho(a) mesmo que por curtos intervalos de tempo. É um conceito clínico que tem características que o aproxima de transtornos de ansiedade, sendo tratável por profissional de saúde mental.

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse.

A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

A claustrofobia é uma fobia ou medo exagerado e irracional de permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar, que pode ser desde elevadores, salas pequenas, transporte público ou até mesmo roupas muito justas.

A nomofobia é uma doença relativamente recente, que surgiu pelas mudanças e avanços tecnológicos na sociedade. No Brasil, ser viciado em internet não é considerado um transtorno psiquiátrico, e não há clínicas especializadas.

A malaxofobia é caracterizada por ser um medo irracional de criar intimidades nas relações e, até mesmo, criar laços emocionais. Assim sendo, a pessoa com essa fobia sofre com uma grande ansiedade ao apenas pensar em se relacionar com outros, de forma amorosa.

O que pode motivar a manifestação e desenvolvimento da tassalofobia varia de pessoa a pessoa, mas costuma estar relacionado à exposição de eventos traumáticos (reais ou não), como: afogamento, acidente marítimo, livros, filmes ou notícias de tragédias em alto mar.

2) Filofobia: medo de se apaixonar
Frequentemente, filofóbicos tendem a cultivar amores impossíveis, garantindo, assim, uma zona de conforto, já que não será preciso aprofundar a convivência em casos assim. O medo intenso também favorece a autossabotagem da relação.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

Quais são os principais sintomas da nictofobia
Assim, a pessoa que sofre da fobia do escuro pode não somente ter manifestações emocionais, mas também físicas.

O que é? A aracnofobia é caracteriza por ser um medo extremo de aranhas e de outros aracnídeos de oitos patas, como os escorpiões e os opiliões. Apesar da aracnofobia ser umas das fobias específicas mais populares, nem todas as pessoas que não gostam de aranhas têm a condição.

Continuar lendo O que é Megalofobia?