O que quer dizer quem semeia vento colhe tempestade?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Expressão de origem bíblica, quer dizer que, se você fizer o mal, receberá coisas ruins também. Tem o mesmo se significado de "quem planta, colhe". As coisas ruins que ele faz voltarão pra ele.

"QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES" Há quem diga que tudo o que vai volta, ou ainda que toda ação é acompanhada de uma reação. Bastantes verdadeiras são essas afirmações quando pensamos em nossas atitudes, desde as pequenas até as maiores e comprovamos que todas elas de uma forma ou de outra geram uma conseqüência.

1. Quem semeia vento colhe tempestade.

Oséias.

“Colhemos o que plantamos e como diz o ditado 'quem semeia vento sempre vai colher tempestades'. Às vezes confundimos o resultado de nossas ações como bênção ou maldição de Deus. Não é uma coisa nem outra. É consequência das escolhas que fazemos”.

A expressão "estar com a corda toda" se refere ao estado de espírito muito animado, eufórico ou cheio de energia.

[Informal] Estar muito falador ou muito entusiasmado.

Expressão popular utilizada quando alguém menospreza uma situação difícil vivida por outra pessoa; Quando alguém diz a outra pessoa o que fazer, mas sabe que é uma atitude difícil e que ela mesma não faria; Essa expressão diz muito respeito à falta de empatia com a dor alheia.

Quem semeia ventos colhe tempestades. O plantador de discórdia não pode, em sã consciência, aguardar uma safra de tranquilidade. Quem comete maldade e injustiça receberá em algum momento o que fez por merecer. Do mesmo modo, a paz, a compreensão e a misericórdia darão, àquele que as cultivou, o retorno merecido.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta. Esta frase pode até estar correta em certo sentido, porém a ciência tem mostrado cada vez mais que quem vê cara, vê muita coisa!

Quem disso usa disso cuida, segundo minha avó (e essa expressão surgiu na sua "época"), significa que se você tem determinadas atitudes, acredita que outros também as tem, mais ou menos assim, você mente muito (ex.), acha que as pessoas à sua volta também o fazem.

Quem não chora não mama.
Esse ditado popular significa que quanto mais nos esforçamos, melhor será para atingir nossos objetivos.

Veja o que a Bíblia diz: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:7,8).

6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

2Coríntios 9:6-10 NTLH. Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

[Informal] Estar em situação desesperada.

Significa estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros. A expressão originou-se no enforcamento, meio de aplicação da pena de morte.

A peça “Acorda”, além do seu valor decorativo, é um objeto de reflexão. Corda deixa de ser substantivo e se faz verbo na união com o artigo definido: transforma-se em despertar.