Quem planta vento colhe tempestades?

Perguntado por: edias7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Expressão de origem bíblica, quer dizer que, se você fizer o mal, receberá coisas ruins também. Tem o mesmo se significado de "quem planta, colhe". As coisas ruins que ele faz voltarão pra ele.

Porque todos somos responsáveis pelo que está acontecendo, como todos nós somos responsáveis pelo que viemos plantando. Estamos colhendo o que plantamos. Alguns de nós semearam sementes de boa qualidade, outros, sementes de qualidade mal selecionadas, outros semearam pragas, mas todos plantamos no mesmo campo.

Quem planta, colhe. Se você não está satisfeito com os resultados que a sua vida vem apresentando, bem, provavelmente a culpa é sua. Mas nunca é tarde para recomeçar. Respire fundo, tenha fé, levante a cabeça e siga em frente.

«Quem planta vento, colhe tempestade.» A leitura denotativa é inverossímil. Só a leitura conotativa lhe pode dar sentido: «Quem complica as situações, irá sofrer grandes prejuízos.»

Oséias 8:7 Porque semeiam vento, colherão tempestade; não haverá seara, pois o talo não produzirá cereal; o pouco que der, os estrangeiros o devorarão.

Ditado popular que aconselha as pessoas a não procurarem conflitos para suas vidas. O mesmo que "quem procura, acha".

Você estabelece o tamanho da sua colheita quando semeia a sua semente. Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará." Paulo fez um paralelo entre plantar sementes e investir no ministério.

Tudo que você planta você colhe, se você plantou amor, você vai colher amor, agora se você magoou, machucou alguém, um dia você vai colher essa mágoa também, sabe porque? tudo que você planta você colhe um dia. Ninguém foge da lei universal. Tudo que plantamos, somos obrigados a colher.

Quem planta valor, colhe resultado. Quem planta foco, colhe performance. Quem planta bons hábitos, colhe sucesso. E quem não planta absolutamente nada, adivinha?

Colhe vem do verbo colher. O mesmo que: planta, apanha, recolhe, cultiva, obtém, acolhe.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

"Quem sabe o que planta não teme a colheita, Cuida do seu coração porque é dele, que sai o que é bom e ruim, o que constrói e que destrói ."

«Se o sol quando nasce é para todos, acautele-se que ao minguar da lua não comece coisa alguma, acredite que, quem semeia ventos, colhe tempestades e, em terra de cegos quem tem olho é Rei pois, viver não custa, o que custa é saber viver.

A expressão significa estar muito animado, eufórico ou cheio de energia para fazer alguma atividade. Também pode ser usada quando alguém está muito agitado ou falando sem parar.

Quem planta vento colhe tempestade, mas quem semeia a paz, colhe seus bons frutos em meio a bonança.

O que “vem dos quatro ventos” é que sopra aos nossos ouvidos a verdade de Deus, verdade do reino de Justiça. É disposição de mente e atitude. E Ezequiel nos faz assistir ao milagre do espírito que vivifica. “O espírito entrou e eles viveram”.

Deus pode acalmar todas as tempestades (Salmos 107:28-30)! Se você tem enfrentando tempestades em sua vida, lembre-se que o Senhor tem poder sobre todas as coisas. Busque-O e creia nele de todo o coração (Jeremias 17:7).