O que quer dizer rogai por nós?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pedir por favor. 2. Pedir com instância, suplicar.

Significado de Rogar
verbo Pedir insistentemente e demonstrando humildade; suplicar: rogou que a desculpassem; rogava pelo amigo doente; rogava à santa por um milagre. verbo bitransitivo Insistir com perseverança; exortar: os filhos rogavam ao pai que parasse com o castigo.

REQUERER: Pedir a autoridade superior que dê o que a lei concede ou autoriza a pedir. ROGAR: Pedir por favor, graça ou mercê.

Significado de Interceder
verbo transitivo indireto e intransitivo Pedir em favor de algo ou de alguém; intervir ou rogar: intercedeu ao prefeito em favor do marido; já não conseguia mais interceder. [Religião] Rogar, fazer um pedido, por alguém ou por si próprio: que os santos intercedam por nós.

Rogais a nova comida.

1. Pedir por alguém (a outrem). 2. Servir de intermediário.

Entende-se que um rogo é uma súplica que é realizada a uma divindade para que interceda em assuntos terrenos. Uma pessoa pode pedir a Deus que um familiar saia bem de uma intervenção cirúrgica. Neste caso, o rogo pode consistir na elevação de uma oração e numa reza orientada para o resultado da operação em questão.

A assinatura a rogo é o ato pelo qual uma pessoa solicita a outra pessoa para assinar em seu lugar determinado documento. O ato é realizado na presença do profissional do cartório e de duas testemunhas qualificadas.

Essa palavra vem do Latim ROGARE, “pedir, implorar, suplicar”.

pedir, solicitar[Hyper.]

Conjugação do verbo: rogar

  1. Presente. eu. rogo. tu. rogas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. rogava. tu. rogavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. rogarei. tu. rogarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. rogue. que tu. rogues. ...
  5. Futuro. se eu. rogar. se tu. rogares. ...
  6. Pessoal. eu. rogar. tu. rogares. ...
  7. eu. rogaria. tu. rogarias. ele/ ela/ você

1. Pôr fora de uso. 2. Anular ou revogar.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.