O que refrigera o motor de um automóvel?
Radiador. O radiador tem como principal função realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera. A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada.
O que pode refrigerar o motor a combustão?
Feito a base de etilenoglicol, o conhecido aditivo do radiador é um fluído que deve ser combinado a água destilada em um proporção que varia de acordo com o fabricante. A função do aditivo é elevar a pressão e a temperatura de ebulição da água.
Quem controla a temperatura do motor?
O sistema de arrefecimento é o responsável por manter a temperatura de funcionamento do motor em um regime normal em torno dos 100ºC. O motor de combustão interna, em seu funcionamento, gera uma quantidade de calor muito grande.
Qual o nome da peça que refrigera o motor?
Radiador. Essa é a peça que recebe a água quente depois que o motor atinge a temperatura ideal. Sua função é resfriá-la.
Quem faz o resfriamento do motor?
Radiador. Este é um dos mais importantes – e conhecidos – itens do sistema de arrefecimento. Seu papel consiste em realizar a troca de calor entre a água quente vinda do motor e o ar mais frio do ambiente. O radiador conta com aletas de alumínio que permitem a entrada de ar frio.
Como resfriar a temperatura do motor?
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.
Como a água resfria o motor?
O sistema funciona como um ciclo, onde a bomba d'água faz com que o fluido do radiador circule entre as partes internas do motor, fazendo com que ele resfrie. Todo esse ciclo, é controlado pela válvula termostática que se abre sempre que o aditivo atinge a temperatura correta.
Qual o sistema do motor que trabalha para resfriar e evitar o superaquecimento?
Abaixo, listamos quais peças compõem o sistema de arrefecimento do motor:
- Bomba d'água;
- Válvula termostática;
- Radiador;
- Mangueiras;
- Sensor de temperatura;
- Ventoinha;
- Fluído do radiador (aditivo e água desmineralizada).
O que eleva a temperatura do motor?
Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.
O que provoca o aumento da temperatura em um motor?
Causas do superaquecimento do motor
A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.
O que pode ser quando a água do radiador baixando?
É perfeitamente normal que a água do radiador baixe com o tempo. Evaporação e pequenas perdas no sistema acabam acontecendo com o uso do dia-a-dia, portanto é normal ter que completar o nível do radiador de tempos em tempos (que em carros mais novos deve ser feito com fluido adequado, não com água).
Qual sensor aciona a ventoinha?
O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.
Qual o sistema que regula a temperatura?
hipotálamo
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Como saber se a válvula termostática está com defeito?
“Se a temperatura não atingir o ponto ideal após alguns minutos, é sinal de que a válvula termostática pode estar travada aberta”, explica o especialista. “Da mesma forma, se o carro superaquecer, é sinal de que ela pode estar entupida, impedindo a passagem do líquido de arrefecimento pelo radiador”, afirma Scopino.
Quais são as duas substâncias responsáveis pela refrigeração do motor?
Explicação: água e produtos químicos, como anticongelante e inibidores de ferrugem.