O que representa as linhas e as colunas da tabela periódica?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos.

Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).

As linhas horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos, sendo que as propriedades dos elementos do mesmo grupo são semelhantes.

Ao todo, a tabela possui sete colunas horizontais, ou seja, os períodos, determinando a quantidade de níveis que o átomo de um elemento químico possui.

Assim, foram formadas colunas com elementos que apresentavam propriedades químicas semelhantes. As linhas horizontais passaram a se chamar períodos e, as colunas, grupo ou famílias.

Você pode classificar colunas ou linhas em ordem crescente ou decrescente.

A tabela periódica moderna é composta por 118 elementos e é organizada de acordo com o número atômico de cada espécie, em ordem crescente, da esquerda para a direita. Os elementos são distribuídos ao longo de 18 grupos, representados pelas colunas verticais, e em sete períodos, que são as linhas horizontais.

As famílias ou grupos da tabela periódica são as colunas (classificadas de acordo com o número de elétrons na camada de valência), ou seja, cada grupo comporta elementos com o mesmo número de elétrons na camada de valência, consequentemente agrupa elementos com características físico-químicas em comum.

As linhas horizontais são aquelas que vão na direção da linha do horizonte, se movem da direita para a esquerda e vice-versa, além de serem perpendiculares (em ângulo de 90 graus) à linha vertical.

As linhas horizontais são usadas na análise horizontal, e o valor dos preços ao longo do tempo é comparado. A análise horizontal pode ser útil para um analista fundamental, que é quando o analista compara os relatórios ou declarações de um dado período.

Verticais: são linhas de força e de estrutura. Transmitem objetividade e confiança, mas não evocam emoções, pois são lidas como algo “frio”.

O Elemento Plutônio foi descoberto na década de 40, pelo químico estadunidense Glenn Seaborg.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.

O nitrogênio, cujo símbolo é N, é o elemento químico não metálico (ametal) localizado na família VA ou grupo 15 (família do nitrogênio) e no 2º período da tabela periódica. O nitrogênio possui número atômico (Z) igual a 7, ou seja, possui 7 prótons e 7 elétrons quando está em seu estado fundamental.