O que são as cantigas medievais?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da primeira época medieval e que fizeram parte do movimento literário do trovadorismo. Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas".

Tipos de textos do trovadorismo. Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo. Por isso, costumam ser cantadas em momentos de roda ou cirandas.

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.

Características do trovadorismo
As cantigas dos trovadores eram apresentadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Os sentimentos de amizade e de amor eram temas muito frequentes no trovadorismo. As cantigas que tratavam destes temas eram chamadas de cantigas de amigo e cantigas de amor.

As cantigas de amor tinham como tema o sofrimento amoroso. As de amizade cantavam a saudade do ser amado. Já as cantigas satíricas demonstravam a ousadia do trovador ao criticar a sociedade da época, em que o livre pensamento era combatido pela Igreja.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

Também conhecida por "Criação de Adão", apesar de ser considerada a primeira cantiga de amor sua data de composição ainda é muito discutida, tendo estudiosos que dizem que ela foi criada em 1189 ou em 1198, enquanto outros não admitem que sua criação possa ser antes de 1200.

Nessa época, as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O trovador era o autor das composições. O cantor era chamado de jogral, e o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidades artísticas, sabia tocar e cantar.

As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Elas também podem ser chamadas de cirandas. Hoje em dia não é tão presente na realidade infantil como antigamente (no tempo de seus pais). Vamos conhecer algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra.

Embora a origem das cantigas seja incerta, os pesquisadores do assunto consideram que, durante a Idade Média, elas já faziam parte dos hábitos sociais.