O que eram as feiras medievais representadas no Mapa sua resposta?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Temos que as feiras medievais ocorreram na Europa, durante a idade média, Nos dias atuais, essas feiras que eram representadas nos mapas, formam eventos que ocorrem em lugares para a comercialização e, enquanto isso, faz-se uma encenação de uma feira da época medieval com a recriação de eventos históricos.

As principais feiras ficavam nas regiões do Champanha, na França, na atual Itália (Gênova e Veneza) e em Flandres (atual Bélgica).

Elas surgiram entre o século X e XI, com as transformações da sociedade feudal europeia que estava em decadência, com isso teve um crescimento urbano e comercial, gerando mudanças no sistema de produção, distribuição e abastecimento alimentar.

Entre todas as feiras medievais, as mais importantes foram, sem dúvida, as feiras de Champanhe, que ligavam a Itália aos Países Baixos e que atraíam mercadores de toda a Europa.

Santa Maria da Feira, Portugal
esse ano com muitas atividades para os miúdos. Não dá para ver todas as atrações em um dia.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.

As corporações de ofício eram organizações que reuniam pessoas que compartilhavam interesses econômicos ou político-sociais. O surgimento dessas instituições está associado ao processo de reurbanização ocorrido na Europa Medieval e surgimento dos burgos.

O mercador era o personagem social que estava no centro das relações que se travavam nos espaços comerciais dos burgos. Ele era o mediador entre os produtos que vinham de outros continentes e os compradores das feiras medievais.

A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder.

As feiras medievais reuniam mercadores de várias partes do mundo, e duravam de quinze dias a dois meses e aconteciam uma ou duas veses por ano.

Tipos de feiras: quais são os principais?

  • Feira de Negócios. Esse formato é um dos mais comuns e é fácil pensar em exemplos, como salões de automóvel e bienais do segmento de comércio ou de construção civil. ...
  • Feira de Tecnologia. ...
  • Feira de Artesanato. ...
  • Feira de profissões.

Uma feira é um modelo de evento que possui como principal característica a exposição, geralmente de produtos e mercadorias, feito pelos chamados expositores, onde um público variado pode visitar e ter contato com essas ações.

As feiras livres são um importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade regional e cultural e também de articulação política.

O feirante é aquele profissional que vende produtos artesanais ou da agricultura familiar em uma barraca, na feira. No Brasil, a atividade é exercida desde o século XVII e, mesmo com tantos supermercados, os consumidores preferem comprar produtos frescos e que não são produzidos em larga escala.

Ainda é meio nebulosa a origem das feiras-livres nas grandes cidades, pois alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. já se realizava essa atividade no Oriente Médio e, outros não menos estudiosos, dizem que essas atividades surgiram na Idade Média relacionadas às festividades religiosas.