O que são as fontes históricas de exemplos?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

As fontes históricas ao serem remetidas no auxílio da produção do conhecimento em história, na prática de sala de aula, tornam-se ferramentas culturais. As fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades.

Principais fontes históricas do Brasil Colonial:
Pedaços de cerâmicas indígenas e portuguesas, moedas antigas, azulejos, utensílios domésticos, etc. - Relatos e desenhos feitos por estrangeiros que visitaram o Brasil no período colonial. - Pinturas de paisagens e cenas cotidianas feitas por artísticas da época.

As fontes históricas orais referem-se aos materiais que pessoas produziram de forma oral. São exemplos desse tipo de fonte: entrevistas, gravações, relatos e histórias que pessoas contam sobre algum acontecimento. Nesse tipo de fonte, pode-se incluir também as lendas e os mitos, que uma geração passa para a outra.

Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

Hoje, uma vasta gama de vestígios é considerada fontes históricas, sendo dividida em: fontes históricas materiais (documentos pessoais, diários, mapas, fotografias, objetos) e fontes históricas imateriais (mitos, línguas, crenças, músicas).

Documentos e fontes históricas
O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.

As fontes históricas servem para dar sustentação para os conhecimentos históricos produzidos, possibilitando a reconstrução do passado. Sem as fontes históricas é impossível fazer História, pois sem elas, qualquer argumento histórico fica sem valor.

“A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa. Dra.

HISTÓRIA é a área do conhecimento que se dedica a compreeender o ser humano e os rumos das sociedades. Vinculada às ciências sociais, ela não apenas estuda e analisa o passado humano em seus diversos aspectos, mas também interpreta criticamente esses acontecimentos.

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

Fontes audiovisuais podem ser filmes ou músicas, por exemplo. Assim, compreende-se uma grande variedade de fontes que podem ser utilizadas por pesquisadores, sejam eles historiadores, sociólogos, psicólogos ou arqueólogos, para explicar algum fenômeno ou aprofundar os estudos de determinados objetos ou sujeitos.

Capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.