Quais são as fontes históricas primárias?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 29 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Fontes de informação primárias são as publicações originais, o documento propriamente dito, a literatura escrita pelo autor, sem interferência e análise de outros meios. Normalmente, serão as fontes primárias que você utilizará na leitura e no embasamento de sua pesquisa e/ou trabalho acadêmico: Periódicos científicos.

Uma fonte primária pode ser um documento, imagem, ou qualquer outra fonte de informação. Desde que tenha sido criada no tempo em que se estuda, por uma fonte de autoridade. Essa fonte de autoridade geralmente necessita ter conhecimento pessoal direto dos eventos descritos antes.

1) Fontes primárias: são aquelas relacionadas com os produtos originados pela pesquisa científica – artigos científicos, teses, ensaios, documentos monográficos, governamentais ou de organismos internacionais, anais de congressos, legislação e documentos não-convencionais – como os relatórios de pesquisa que conformam ...

Fontes de informação secundárias são aquelas que contêm as fontes primárias. Elas organizam e facilitam o acesso à literatura primária. Também são fontes secundárias análises, interpretações, resumos e sínteses das fontes primárias.

Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias. Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.

Ao longo do processo de pesquisa, são produzidos documentos, também denominados “fontes”, que podem ser classificados em: fontes de primeira mão (ou primárias), fontes de segunda mão (ou secundárias) e fontes terciárias.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

O que são dados secundários? Dados secundários são aqueles que já foram pesquisados por outras organizações, para outros propósitos que não são os mesmos da pesquisa em andamento. Eles já existem de forma acessível — só precisam ser encontrados pelo pesquisador.

do Amazonas, abaixo de Óbidos e nas proximidades da foz do Tapajós.

A fonte primária é considerada o melhor tipo de fonte para referenciar numa pesquisa científica, afinal, ela é uma informação original, encontrada direto da fonte (autor) que a produziu. Neste tipo de fonte, o conhecimento é considerado original porque foi publicado pela primeira vez.

A partir do século XX, novos documentos, como pinturas, roupas, relatos de viagens etc., passaram a ser considerados fontes históricas. Os historiadores entendem que existem dois tipos de fontes históricas: fontes diretas e fontes indiretas.

Atualmente, são exemplos de fontes históricas: documentos, fotografias, músicas, jogos eletrônicos, revistas, páginas da internet, modificações na paisagem, estruturas arquitetônicas e qualquer outro objeto/espaço criado ou alterado pelo ser humano ao longo do tempo histórico.

As fontes primárias são as leis, regulamentos e os tratados comerciais. Como exemplo, o Código Comercial de 1850 (a segunda parte, visto que não foi revogada). Já as fontes secundárias são os usos e costumes, jurisprudência, analogia e princípios gerais do direito.

Os dados primários são coletados por meio de métodos diferentes, como: Questionários. Pesquisas. Entrevistas.

As fontes formais primárias ou diretas são a Constituição Federal de 1988 e a leis infraconstitucionais. As fontes formais secundárias ou indiretas são os usos e costumes, além nas normas de direito civil, principalmente as que tratam das obrigações e negócios jurídicos.

Dados terciários
São também dados externos, não próprios, mas esses sim públicos. Qualquer outra empresa pode ter acesso, de forma paga ou gratuita. Hoje muitas empresas fazem coleta, armazenamento e enriquecimento de dados públicos para serem comercializados livremente no mercado.

As fontes de energia podem ser classificadas em primárias, ou seja, extraídas diretamente da natureza (petróleo, gás natural, etc.) ou secundárias – obtidas por meio do processamento das fontes primárias (eletricidade).

Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

Fontes Secundárias: São corpos que enviam luz que recebem de outras fontes. O processo de envio pode ocorrer tanto por reflexão (fenômeno no qual o raio de luz volta a se propagar no meio de origem) ou por refração (fenômeno no qual o raio de luz passa a se propogar num novo meio).

Fonte única é o material construído ou lapidado no momento do estudo primário. Para ser considerada uma fonte única, o material deve preencher os requisitos CDE. Ela deve ser completa, ou seja, deve conter todas as informações que você precisa sobre o assunto, e não apenas fragmentos da matéria.

Fontes de pesquisa, como o próprio nome já diz, é o conjunto de materiais que você utilizará para embasar o seu projeto de pesquisa, ideia ou trabalho final.