O que são as línguas de fogo?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus. A forma de pomba faz lembrar da passagem do dilúvio, quando Noé soltou uma pomba e ela voltou a ele com o testemunho de que a terra era novamente habitável.

Falar em línguas é definido como orar no Espírito, e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios 14:14-15). “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20).

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.

As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus.

A língua de fogo citada em Atos, está relacionada ao avivamento e a capacitação dos discípulos através do poder de Deus. O poder do Senhor nos purifica de todo o pecado e aviva o nosso espírito.

Os anjos têm uma língua própria? Não sabemos. A Bíblia apenas mostra casos de anjos transmitindo mensagens em línguas que os seres humanos entendiam. Não há nenhuma referência sobre quantas línguas os anjos falam, nem se têm uma ou mais línguas próprias.

“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14:2).

Como recebemos a língua dos anjos? Podemos aprender a usar a língua dos anjos por meio do estudo, da oração e da prática. O homem natural, que é inimigo de Deus, não fala a língua dos anjos como sua língua nativa. É uma língua aprendida.

E tudo isso começou no dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos de Cristo, em um evento conhecido como Pentecostes. Nesse momento, como explica o doutor em Teologia, escritor, psicanalista e pastor Luciano Moura, marido de Simone, os apóstolos receberam o dom de falar línguas estranhas, ininteligíveis.

O suposto fato de que se todos pudessem se comunicar no mesmo idioma geraria a diminuição de conflitos e ódio entre as nações é algo discutível. Visto que muitos conflitos brutais que presenciamos no mundo acontecem entre nações e regiões que partilham linguagens em comum.

Por que nossa voz muda ao falar outro idioma? Você já reparou no quanto sua voz muda dependendo do idioma que você fala? Isso acontece porque o nosso corpo foi treinado com os sons e entonações que só a língua portuguesa tem. Na verdade, os idiomas têm particularidades de entonação nos diferentes lugares das frases.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

8 mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: 10 de uma mesma boca procede bênção e maldição.

Uns entendem que foram faladas línguas inteligíveis ou terrenas. Outros afirmam que os discípulos falaram línguas ininteligíveis, isto é, as que os homens não as entendem senão por interpretação divina.

Tiago diz que aquele que consegue dominar a língua, é capaz de dominar tudo. No texto acima, o autor acentua o poder destrutivo da língua, realmente a língua, ou seja , nossas palavras tem poder de abençoar e amaldiçoar, repare o poder que ela tem.