O que são células Etmoidais anteriores?

Perguntado por: operes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

Na sinusite aguda, comumente apresenta-se na TC com o acúmulo de secreção formando nível hidroaéreo nas cavidades e o espessamento mucoso, podendo vir associado a presença de cistos e/ou pólipos.

Trata-se de células etmoidais extramurais que se pneumatizam inferiormente ao assoalho orbitário, estendendo-se desde o labirinto etmoidal, abaixo da bulla etmoidal, em direção ao interior do seio maxilar (Figura 10).

A sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa (geralmente descrita como se a cabeça estivesse se partindo ao meio). A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.

O que é Sinusopatia Etmoidal? A sinusopatia etmoidal é uma inflamação ou infecção dos seios etmoidais, que são pequenas cavidades cheias de ar localizadas no osso etmoide, entre os olhos e a parte superior do nariz. Esses seios são responsáveis pela produção de muco que ajuda a umidificar e proteger as vias nasais.

Espessamentos e cistos de retenção mucosos foram ambos agrupados como seios patológicos. Há espessamento da mucosa sinusal quando a membrana apresenta de 2 a 6 mm de espessura. Os fatores etiológicos estão relacionados com algum tipo de irritação, tais como cistos odontogênicos ou alergia.

O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio. Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.

O espessamento pré-nasal é uma medida realizada entre o ângulo frontonasal e a linha externa que define a pele logo acima. Em fetos euploides, a espessura pré-nasal aumenta com a idade gestacional, de uma média (percentil 50) de 2,4 mm na 16a.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Nasofibrolaringoscopia: dentre os exames para sinusite e rinite, a nasoficrolaringoscopia é um dos mais indicados. Ele investiga as estruturas que vão desde a cavidade nasal até a laringe com o objetivo de diagnosticar doenças que acometem as vias digestivas e vias aéreas superiores.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

As células etmoidais anteriores costumam drenar por óstios individuais que se abrem no infundíbulo. As células etmoidais médias usualmente drenam via bulla etmoidal, ou drenam diretamente no hiato semilunar, ou através do infundíbulo, e dali para o meato médio pelo hiato semilunar.

Sinusopatia inflamatória é um termo usado para descrever uma condição na qual os seios paranasais (os seios da face) estão inflamados. Esta condição pode ser causada por infecções, alergias, ou outras condições médicas.

Resumo. Introdução: O seio esfenoidal é uma cavidade encontrada no corpo do osso esfenoide. Seu grau de pneumatização é variável, podendo abranger todo o corpo do osso esfenoide. Essa cavidade está localizada logo abaixo da sela turca, que aloja a glândula hipófise.