O que São Lázaro protege?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Por isso, ele é chamado também de São Lázaro, o Leproso, sendo o protetor dos leprosos e dos mendigos.

São Lázaro teve o privilégio de ter dois túmulos, pois morreu duas vezes. Muitas vezes pensou-se que São Lázaro fosse o pobre, miserável e cheio de feridas da parábola contada por Jesus. Por isso, na Idade Média, foi tido como o padroeiro dos leprosos.

Médico dos orixás e dos seres humanos é reconhecidamente o guardião da saúde dos pobres e daqueles que nele possuem fé. Velho e novo, médico e guerreiro, por vezes Omolu/Obaluaê é confundido e/ou somado a São Lázaro e a São Roque, respectivamente.

A partir do sincretismo religiosos afro-brasileiro, São Lázaro também é cultuado na Umbanda, sendo representado pela figura de Obaluaê, um orixá conhecido por ter os segredos da vida e da morte.

Vela medindo 12,5 cm de altura e 2,7 cm de diâmetro, na cor branca.

São Lázaro livra nós de todos males. Assim seja. Rogai por nós São Lázaro intercedei pela saúde do nosso povo senhor que as bênçãos caiam sobre o planeta terra eliminando toda está pandemia. Proteja senhor o nosso Mundo de todas as doenças e de todos os males Amém e assim senhor.

Eu preciso de sua ajuda e a do Senhor, então por favor interceda junto a Deus por (diga o nome do animal) para que ele tenha uma vida longa e saudável ao meu lado. Ele é o meu companheiro fiel e ama-me tanto quanto Deus lhe ensinou. Protege-o, São Lázaro. Amém!”

Os cães. Os cães em volta de São Lázaro simbolizam a providência divina, que não o abandonava.

A ressurreição de Lázaro foi o último grande milagre, e portanto sinal, na vida pública de Jesus, tornando-o a prova viva da divindade de Cristo, Senhor da vida e da morte.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, considerado pela Igreja. Católica o santo protetor dos bichos.

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.

O manto de São Lázaro é representado nas cores marrom ou roxo. O marrom significa a humildade e a pobreza. O roxo é a cor do sofrimento e da penitência. Ambas remetem bem a história dele.

Obaluaê no Sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam! Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos. Concede-nos corpos sadios e almas serenas. Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!

No candomblé, São Lázaro é sincretizado como o orixá Omolu, divindade invocada para resolver questões de saúde, principalmente as doenças epidêmicas. Com alvorada de fogos, missas, lavagem das escadarias da paróquia e procissão, adeptos de ambas as religiões prestaram homenagens ao santo.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

Capricórnio (22/12 a 20/1) - SÃO LÁZARO
Se for para ele ser meu, que o senhor faça com que tenha olhos só para mim". Esconda a carta em um local seguro e jogue-a no lixo quando seu pedido for atendido.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

São Roque, nesta novena pedimos, protegei-nos contra as doenças infecciosas, livrai-nos do contágio, livrai-nos da Pandemia, livrai-nos das feridas abertas, físicas, emocionais e espirituais. Senhor peço por intercessão de São Roque, pelos doentes dos hospitais, alívio das dores e dos sofrimentos.

17 de dezembro

O Dia de São Lázaro é comemorado anualmente em 17 de dezembro. Esta data é celebrada principalmente pela comunidade religiosa, nomeadamente os cristãos católicos, como uma homenagem à uma das figuras mais próximas e amadas por Jesus Cristo: Lázaro de Betânia.

Jesus perguntou onde estava o corpo de Lázaro. Lázaro fora sepultado numa caverna, e Jesus foi até lá. Havia uma pedra fechando o sepulcro e Jesus mandou que a removessem. O Salvador olhou para cima e agradeceu ao Pai Celestial por ouvir Suas orações.