O que são memórias recalcadas?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

São chamadas memórias recalcadas as experiências infantis mais relevantes da vida de um sujeito, mas que, por seu conteúdo ser traumático ou inaceitável à consciência, são ativamente empurradas “para baixo”, para o ponto mais fundo do inconsciente e que são ativamente vigiadas pelas outras partes do psiquismo, para que ...

O termo recalque tem sido bastante usado na internet. Uma pessoa recalcada fala mal dos outros, porque por exemplo, tem inveja. Neste sentido, o recalque faz com que a pessoa tenha inveja ou raiva de outras pessoas. No mundo da música, várias músicas foram feitas sobre o tema de recalques e pessoas recalcadas.

O recalque consiste na tentativa do Eu se furtar do desprazer, mas este mecanismo é falho, não poupa o sujeito do desprazer, como prova a formação dos sintomas. Segundo Freud, se o recalque não conseguir impedir sentimentos de desprazer e angustia, pode-se dizer que falhou.

Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e o recalque diferencial, que pode acontecer com ou sem distorção angular. Três principais tipos de recalque: (a) Recalque uniforme; (b) Recalque diferencial de corpo rígido; (c) Recalque diferencial com distorção.

Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante. Jesus ainda vai mais além dizendo que a medida transbordante “lhe será derramada em seu colo“.

A função do recalque é investir energias capazes de manter o objeto recalcado no inconsciente, ou seja, é o mecanismo pelo qual se evita o desprazer, o qual pode surgir quando esse objeto retorna à consciência. O recalque então busca proteger o princípio do prazer contornando a realidade angustiante!

A função do recalque é gerar contra-investimentos para manter o material recalcado no inconsciente (HANS 1996). Roudinesco e Plon (1998) e Laplache e Pontalis (2001) afirmam que o recalque é um processo que obriga as idéias e as representações pulsionais a permanecerem no inconsciente.

Retorno do recalcado é um conceito da psicanálise que descreve o processo ou mecanismo psíquico mediante o qual os conteúdos que foram recalcados, ou seja, expulsos da consciência, tendem constantemente a reaparecer de maneira distorcida ou deformada (retornando, por exemplo, como sintomas, sonhos, atos falhos e lapsus ...

A diferença entre recalque e inveja
O primeiro se refere às suas próprias fraquezas e ao modo como o seu subconsciente ou até mesmo consciente encontrou para te proteger delas. O segundo se relaciona com a sua obsessão por algo ou alguém que não pode ter.

O recalque, então, é uma forma de negação e rechaço de elementos do psiquismo [ideias, emoções, memórias] para fora da consciência. É um mecanismo que tem um dispêndio de energia grande, realizando uma pressão para manter os elementos no Inconsciente.

Significado de Recalcar
verbo transitivo Calcar seguidamente com o soquete. Reprimir; opor-se à expansão de. Introduzir com força: recalcar uma cavilha. Psicanálise Excluir de admissão consciente uma recordação, uma tendência etc.

O recalque das fundações pode ser caracterizado pelo rebaixo diferencial ou uniforme de elementos estruturais de suporte de uma estrutura, geralmente causado pela acomodação do solo mediante tensões ou alterações de volume.

No recalque a neuroses o desejo reprimido se represa o mecanismo através de uma pessoa expulsa os pensamentos, ou seja, sua consciência, sentimentos ou desejos que acredita serem inadmissíveis, pensar ou desejar, não tolera sentir, ou.

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

O simples falar a respeito de seu recalque, já pode provocar alívio no paciente. Com o passar do tempo, os desejos inconscientes podem acabar se revelando. Com o reconhecimento dos desejos e através da terapia psicanalítica, com o tempo o sintoma acaba desaparecendo.

1 recalcamento, rejeição, recusa, resistência, repressão, repulsão, repulsa, desaceitação, desacolhimento.