O que sentimentos reprimidos podem causar?

Perguntado por: amello . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

-Psíquicos: irritabilidade, ansiedade, agressividade, nervosismo. –Sociais: queda de desempenho no trabalho, tendência ao isolamento, apatia, conflitos domésticos, dentre outros.

  1. Diariamente, quantas emoções reprimimos e guardamos? ...
  2. 1 – Perda de Algumas Memórias. ...
  3. 2- Sensação de fadiga mental. ...
  4. 3 – Insônia. ...
  5. 4 – Pressão Alta. ...
  6. 5 – Ganho de massa corporal. ...
  7. Outras consequências e tratamento.

Reprimir emoções pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial. 5. Ganho de peso A maneira como nos alimentamos está muito ligada às questões emocionais. Suprimir as emoções é como colocar muito peso sobre seus ombros.

As pessoas reprimidas costumam tentar se desfazer de sentimentos e emoções mais difíceis, colocando-as de lado e seguindo em frente. Tendem a jogar para o lado, emoções e sentimentos que não querem enfrentar, porque são desconfortáveis, incomodam.

Depressão nada mais é do que repressão. Você está deprimido porque não lhe é permitido se expressar. Ao se expressar, ao catarsear tudo o que está reprimido em seu inconsciente, você vai se tornar mais sano, mais saudável.”

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Quais são os principais sintomas do bloqueio emocional?

  1. Evitar situações. ...
  2. Aumento da ansiedade. ...
  3. Falta de interesse. ...
  4. Emoções negativas. ...
  5. Problemas de autoestima. ...
  6. Vivências anteriores. ...
  7. Medo da rejeição.

Se não puder ou quiser falar, escreva – seja pela falta de um bom ouvinte ou por simples preferência, a escrita é uma ótima opção para liberar emoções. Escrever traz racionalidade e clareza mental. Pratique exercícios físicos – esta prática reduz os níveis de estresse e ansiedade, o que propicia regulação emocional.

Emoções Reprimidas podem estar associadas a sentimentos e atitudes como: Negação de sentimentos; Falta de comunicação e conexão com pessoas; Evita o toque e intimidades; Estresse; Desconfiança; Depressão; Ansiedade. Além destas ações psicológicas, essas emoções podem agir ...

Sensação de que pode perder o controle ou que algo ruim vai acontecer.

O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia. Porém, também acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.

Então, de acordo com o mesmo, a repressão ocorre quando um pensamento, memória ou sentimento é muito doloroso para um indivíduo. Por isso, a pessoa, de maneira inconsciente, empurra a informação para fora da consciência.

Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos.

Isso porque a mágoa pode evoluir para quadros muito graves tanto emocionais, no caso da depressão ou ansiedade, como físicos, como o câncer. Sabe por que? Uma pessoa que tende a guardar mágoas tem propensão a alimentar o corpo com coisas não saudáveis e/ou utilizar alguma substância nociva como cigarros, por exemplo.

Um amor esquecido é um amor reprimido. Quando se reprimi um sentimento, nunca se esquece da pessoa por completo, sempre fica um amor, uma saudade, um ciúme, uma mistura de carinho e dor, ressentimento e afeto, um sentimento indefinido; indefinido mas forte.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Durante a condição, sentimentos de dor, baixa autoestima, desesperança e amargura aparecem. Sendo assim, a depressão amorosa pode acontecer. Logo, amor e decepção estão relacionados e, inclusive, existem diversas pesquisas realizadas para compreender a ligação entre eles.

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.