O que servir em uma noite árabe?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Jantar árabe: 10 opções de pratos para saborear

  1. Tabule com quinoa | Foto: Reprodução. ...
  2. Tabule com quinoa | Foto: Reprodução. ...
  3. Charuto de folha de uva | Foto: Guia da Cozinha. ...
  4. Arroz árabe | Foto: Guia da Cozinha. ...
  5. Quibe cru | Foto: Guia da Cozinha. ...
  6. Falafel assado | Foto: Guia da Cozinha. ...
  7. Arroz com lentilha | Foto: Guia da Cozinha.

Para quem deseja um jantar árabe em casa, algumas das sugestões de cardápio são: pão sírio, homus, coalhada seca, hortelã, carne moída, grão de bico, tabule, quibe, esfiha, falafel, entre outros. Em relação à decoração, invista em jogos americanos ou toalha de mesa com estampa colorida, com arabescos, tons dourados.

A culinária árabe utiliza muitos frutos, como o pepino, a berinjela, a abobrinha, o quiabo, a cebola, azeitonas, tâmaras, figos e romãs, e principalmente as frutas cítricas. Muito usados como temperos ou nas entradas.

Para ter uma decoração árabe em casa, você precisa apostar em elementos marcantes do estilo, como:

  1. Cores fortes;
  2. Estampas;
  3. Candelabros e castiçais;
  4. Cortinas coloridas e leves;
  5. Xales;
  6. Detalhes dourados;
  7. Móveis e enfeites marrom.

Lentilha, grão de bico e ervilha
Além disso, algumas comidas típicas e que já remetem à culinária árabe são os quibes, tabule, esfirra, babaganuche, homus e o famoso arroz sírio, sendo comidas que comemos com frequência e que de fato caíram no nosso gosto e no nosso paladar.

Costumes da Cultura Árabe
Priorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo. Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.

Shawarma. Há décadas que o Shawarma é uma das iguarias preferidas do Dubai. Tiras tenras de frango temperadas com uma potente mistura de especiarias, cozinhadas num espeto rotativo.

A comida árabe tem esse dom de nos levar até seus países de origem quando a gente prova uma boa pasta de grão-de-bico, coalhada seca, quibe, tabule, carneiro, pão sírio e mais um monte de delícias típicas das Arábias!

ya garsuun/ya garsuunah! Pode nos trazer a conta, por favor? mumkin al-Hissaab, law samaHt? Há um menu fixo?

Como montar mesa de jantar em 5 passos

  1. Comece pelos pratos. Vamos começar pelo mais simples: verificar qual é o prato correto para a comida que você servirá. ...
  2. Arrume os talheres. ...
  3. Coloque as taças no canto direito. ...
  4. Aposte em enfeites neutros. ...
  5. Não esqueça os guardanapos.

No café da manhã, eles costumam ingerir pão, ovos, frutas frescas, mel, nozes e iogurtes. Durante as refeições, são diversos pratos, servidos em pequenas porções. Depois de comer, os árabes comem doces e bebem café ou chá.

O Creme de Queijo tipo Árabe Alibey nada mais é do que a tradicional Coalhada Seca, a famosa pasta cremosa de queijo tipo árabe, feita cuidadosamente por quem entende do assunto há quase duas décadas.

É feita uma grande roda e os recém-casados dançam no meio, promovendo uma intensa troca de energia. A comemoração é muito animada, não deixa ninguém parado. As festas têm muita dança e alguns casais inclusive contratam dançarinos para se apresentar, deixando tudo ainda mais empolgante.

Diferente de uma celebração tradicional onde o noivo entra com sua mãe, seguido dos padrinhos, madrinhas e pajens e por último a entrada da noiva acompanhada por seu pai. Ou seja, no casamento árabe, os noivos entram sozinhos festejando o momento.

Mão direita para comer + cumprimentar
Alguns historiadores acreditam que esta tradição tem a ver com os costumes dos beduínos. Vivendo no deserto e lidando com a escassez de água, eles lavavam a mão direita para comer e realizar outras tarefas. A mão esquerda era lavada na areia.

Sentar-se à esquerda da mesa. Comer com três dedos. Lamber os dedos ao término da comida. Comer do prato que está a sua frente.

A gundélia, chamada pelos árabes de akkoub e pelos cientistas de Gundelia tournefortii, cresce quase exclusivamente nos solos rochosos do Mediterrâneo Oriental e no Oriente Médio. Cabeças das flores ainda verdes podem ser consumidas como se fossem legumes, inclusive fritas com azeite e alho.

A kafta é, nada mais nada menos, que uma carne moída amassada em forma de almôndega e moldada em volta de espetinhos que é levada para grelhar em brasa e servida como aperitivo ou prato principal.