O que significa 1 kg de torque?

Perguntado por: eescobar8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.

O torque pode ser entendido como o agente dinâmico das rotações. Dessa forma, ele está para os movimentos de rotação, assim como a força está para os movimentos de translação. Se quisermos fazer que um corpo gire em torno de algum ponto, devemos exercer um torque sobre ele.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Em resumo, a maior robustez de um motor a diesel é necessária justamente porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.

Como se calcula o torque de um motor? Encontramos o torque em rotações baixas, multiplicando a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação, usando esta fórmula: T = F x D, onde T = torque (Nm), F = força (N) e D = distância (metro).

Em resumo, torque é força, é o que permite ao carro acelerar, retomar velocidade mais rapidamente, ou carregar peso. Já a potência é a rapidez com que se executa um trabalho, o que permite ao carro atingir altas velocidades.

Tanto é que a potência costuma ser mais importante para automóveis, enquanto os caminhões, ônibus e demais utilitários demandam mais torque. Bem, mesmo que você tenha pouquíssimo conhecimento sobre automóveis, provavelmente sabe que o motor de um veículo oferece dois principais rendimentos: cavalo e torque.

Mas quer ver a verdadeira diferença. O supercarro tem torque de 700 Nm, enquanto o caminhão tem 3.700 Nm. Vocação para velocidade e para cargas, respectivamente.

Torque (Nm – Newton metro): É obtido sempre em rotações baixas, associando a rotação de um corpo à uma ação de força externa, responsável por remover ou manter o motor na inércia. Potência (W - Watts): É a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico.

Agora, se você precisa de um carro que atinja altas velocidades, você vai precisar de mais cavalos para o seu carro. O torque simboliza a capacidade de arrancar. A potência faz com que o carro chegue em altas velocidades. A unidade da potência máxima é o cavalo vapor (cv).

Tipos de torque
O torque pode ser estático, ou dinâmico.

Portanto, 1 cv é igual a 75 kg. m por segundo (75 kg. m/s). O seu "torque" de 8 m.

Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque. Quando você pedala uma bicicleta, você está aplicando torque sobre o pedivela. Torque é simplesmente a força rotacional.

Descoberto por Arquimedes, o torque é um tipo de força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo. Por exemplo, ao abrir uma porta, você realiza uma força, cuja componente penpendicular à porta faz com que ela gire em torno da dobradiça.

Em termos comparativos, os motores de 2 polos conseguem atingir até 3600 rpm, e os de 4 polos 1800 rpm.

Você já sabe que o torque está ligado à força que é produzida pelo sistema motriz de um caminhão. Já a potência tem relação com a velocidade e tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que o torque se relaciona ao trabalho. A potência, por outro lado, representa o tempo que demora para que ele seja realizado.

Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.

Os motores mais econômicos são os que têm cilindros menores, como é o caso dos motores 1.0 e 1.4. Já os mais potentes, são os que têm cilindros maiores, ou seja, os motores de 1.6 em diante. Quando um motor tem cilindros maiores ou em maior quantidade, ele tem mais capacidade volumétrica.