Qual o torque para implante dentário?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Os valores de torque mais defendidos atualmente situam-se entre 30Ncm e 70Ncm, variando consoante o local de inserção, a densidade óssea, o diâmetro do implante e a altura em que é colocado em função. O torque de inserção condiciona a estabilidade primária, a osteointegração e, consequentemente, o sucesso do implante.

Um implante padrão precisa de mais ou menos 6mm de osso em espessura e de 12mm em altura.

Esse parafuso, algumas vezes pode afrouxar, em função da mastigação ou por falta de torque (aperto) adequado. E quando isso acontece a coroa começar a “dançar” na boca.

Jiménez-López (2004) recomenda que para que se execute carga imediata sobre implantes, é necessário do ponto de vista cirúrgico conseguir uma estabilidade primária na instalação do implante de no mínimo 32 N/cm para se proceder à colocação de carga imediatamente após a instalação em implantes de no mínimo 10 mm, com ...

Torque Ncm: 25Ncm; Chave de Inserção: Chave Mini Pilar; Registro ANVISA: 880984050002.

O torque é responsável pela capacidade de resposta de um carro a acelerações. Sendo assim, quanto maior o torque do motor de um veículo, melhor sua capacidade de acelerar, o que é muito importante para situações que exigem manobras ágeis, como as ultrapassagens.

De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda.

O torque é a multiplicação da força que se faz numa alavanca (braço de alavanca) com o comprimento desta alavanca. Em outras palavras, se você aplicar uma força de 20 newtons numa chave que tem meio metro (0,5 m) de comprimento, o torque que você está aplicando será de 20 * 0,5 = 10 N.m.

O ideal é que os implantes tenham o comprimento padrão de 11 a 15mm, o que aumenta as chances de obter a estabilidade primária, fator fundamental para o sucesso do procedimento. Mas, nem sempre a disponibilidade óssea do paciente permite utilizar o implante de tamanho padrão, a região pode não ter altura suficiente.

O osso autógeno é melhor em quase todos os aspectos científicos como taxas de sucesso e menor rejeição pelo corpo. Apresenta porém maior complexidade cirúrgica e maior tempo maior de recuperação, pois requer duas cirurgias a da região doadora e a receptora.

Quando o paciente não tem espessura óssea suficiente, é necessário fazer o que chamamos de “enxerto em bloco”. O padrão ouro é fazer com o osso do próprio paciente, sendo que é a única técnica que o enxerto realmente se integra ao local como se fosse realmente daquele lugar.

Afrouxamento do pilar intermediário – o pilar intermediário algumas vezes pode afrouxar, em função da mastigação ou por falta de aperto adequado. E quando isso acontece o dente começa a “balançar” com a sensação de que vai cair a qualquer momento. Em situações assim o melhor é procurar o dentista o quanto antes.

O parafuso da prótese fica frouxo
Quando ele recebe uma carga maior do que pode suportar — seja durante a mastigação ou por falta do aperto adequado —, é normal sentir o implante dentário mole.

É mais comum o implante se desprender do parafuso ou ter algum problema no próprio implante. Mesmo assim, esta é uma situação que não deve acontecer. Não é normal um implante se soltar. Por isso, retorne ao especialista para ver o que aconteceu.

Definição. Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);

O mini pilar cônico angulado deve ser instalado com o auxílio da haste de inserção. Utilizar a chave torque hexagonal 1.2 haste escalonada. É indicado para prótese parafusada múltipla. Torques recomendados: ICM reto – 32 N.cm.

É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.