O que significa 120 volts?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A corrente alternada de 120 volts é o padrão de transmissão elétrica nos Estados Unidos e na maior parte do Brasil. A maioria dos aparelhos domésticos são projetados para 120V de tensão para um funcionamento normal e sem problemas.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Volts é a unidade de medida da tensão (ou também chamada de voltagem). Watts é a unidade de medida da potência. Em termos práticos, a voltagem é referente a tomada de energia (110 ou 220 volts) e a potência varia para cada aparelho.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

120V: Quer dizer que não é bivolt. Você só poderá usá-lo em tomadas de 110v. 100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações.

O que você acha? Não tem muita diferença pois o padrão de energia comum é de 110 até 127 volts , vale saber se a sua energia é regular , sendo assim não tem problema usar um eletrodoméstico de 110 ou 127.

No geral, cada estado pode ter adotado tomadas de 127 V ou 220 V, por isso é bom checar a lista abaixo para evitar dores de cabeça — atualmente, o padrão de 110 V caiu em desuso, mesmo que a voltagem ainda seja referenciada em vários locais.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho.

Por exemplo: um computador ligado em uma tomada de 127 volts, que "puxa" uma corrente de 1 ampere, trabalha com uma potência de 127 watts e, consequentemente, consome 127 watts-hora de energia. Em 20 horas esse computador consumiria 2540 watts, ou 2.54 kW (um Quilowatt [kWh] corresponde a 1000 watts).

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

O que é Volt? O Volt é uma unidade de medida utilizada para obter a tensão elétrica de um aparelho – apesar de ser comum utilizar a palavra como se fosse para definir a “voltagem”, o termo adequado aqui é tensão. Os elétrons da corrente elétrica precisam de um estímulo chamado “potencial elétrico” para que se movam.

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.