O que significa 2 Coríntios 8 9?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

2 Coríntios 9. Deus ama e recompensa o que doa com alegria — Graças a Deus pelo Seu dom inefável.

15 como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Quem escreveu esse livro? Paulo escreveu a Segunda Epístola aos Coríntios (ver 2 Coríntios 1:1).

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” 2 Coríntios 4:8.

Em 1 Coríntios, aprendemos que o Apóstolo Paulo ensinou os membros da Igreja naquela cidade a promoverem a união e a aprenderem a respeito das coisas de Deus, assim como o papel do corpo físico como templo do Espírito Santo, a natureza dos dons espirituais, a importância de se tomar o sacramento dignamente e a ...

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Quanto mais semearmos, mais vamos colher e se for bom o que semearmos colheremos coisas boas. Interessante desta passagem que Deus "pode" fazer abundar toda graça. Ele pode, mas não significa que é obrigado.

Quem semeia trigo, colhe pão. Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres.

9 Mas, como está escrito: As acoisas que o bolho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

12 aPorque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem nem compreendem.

Significado de Semeia
Semeia vem do verbo semear. O mesmo que: dissemina, divulga, espalha, propaga, propala, esparze, entremeia, entressacha, alastra.

1. Deitar sementes em qualquer terra. 2. Fazer a sementeira de.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos acansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

1. Natural ou habitante de Corinto, cidade grega. 2. Relativo a Corinto.

Muitas pessoas se referiam a Corinto como a cidade da fornicação e da prostituição. Viver uma vida “coríntia” era sinônimo de viver uma vida profana e depravada.

Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para ajudá-los com suas dúvidas e seus problemas e fortalecer os conversos que tinham dificuldades para abandonar suas antigas crenças e práticas.

Ser atribulado é enfrentar aflições, adversidades, agruras, mortificações, sofrimentos morais e acontecimentos desagradáveis ou penosos.