O que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 5?

Perguntado por: esantos2 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Introdução. O Apóstolo Paulo aconselhou os santos a não permitirem que pessoas iníquas os influenciassem. Ele advertiu os santos a evitarem as filosofias e práticas imorais comuns em Corinto.

5 Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, 6 porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, 7 de modo que não falta a vocês nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

É útil lembrar que “milagres não produzem fé, mas uma fé inabalável é desenvolvida pela obediência ao evangelho de Jesus Cristo; em outras palavras, a fé vem por meio da retidão, embora os milagres frequentemente confirmem a fé de alguém.”

1 Coríntios 1–11.
Paulo adverte contra as dissensões dentro da Igreja e enfatiza a importância da união entre os membros. Ele adverte os membros contra a imoralidade sexual, ensina que o corpo é o templo do Espírito Santo e incentiva a autodisciplina.

A Bíblia diz que um pouco de fermento leveda toda a massa numa referência ao poder de permeação do fermento que impregna toda a mistura da massa. Por menor que seja a quantidade de fermento, uma vez que ele é misturado na massa, a massa inteira ficará levedada.

Entre 50 e 52 permanece em Corinto durante dezoito meses e funda uma comunidade cristã formada por pessoas da camada mais modesta da população. A primeira Carta aos Coríntios foi escrita em Efeso, provavelmente em 56, com o objetivo de restabelecer a unidade, advertindo que o único líder era Cristo.

A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária Atos 19:1; Atos 20:1).

Deus chamou os coríntios para participar da sua glória (2,7) e escolhe “as coisas que nada são” para destruir as coisas que são”, isto é, os “sábios”, “poderosos” e “de família prestigiosa” desta era. Paulo rompe com as expectativas associadas a status do seu público.

18 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Demonstramos nossa por nossas obras.
As pessoas do mundo podem dizer que acreditam em Jesus Cristo. Sim, mas há algo mais a fazer além de crer em Cristo. Precisamos arrepender-nos de nossos pecados, ser batizados para sua remissão e receber o Espírito Santo. Essa é a doutrina ensinada por Cristo e Seus Apóstolos.

Andar por Visão por sua vez nos fala de viver não pelo que se vê ou está passando, mas sim por aquilo que Deus falou a seu respeito, ou seja crer na promessa de Deus feita em sua palavra sobre a sua vida. É a Visão e não a Vista que determina o seu destino.

Significado do justo viverá pela fé
Ele entende essa expressão como uma promessa do Senhor. Para ele, toda a pessoa justa vive de em , como um círculo perfeito: a é dada por Deus, somos justificados pela em Cristo e caminhamos com uma confiança em Deus nas suas Palavras e promessas até o fim.

Paulo escreveu sua carta em 55 d.C., quando ele estava planejando deixar Éfeso e ir para Macedônia (1 Coríntios 16:5-8).

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

O fermento natural é uma cultura de micro-organismos presentes no ar e na farinha de trigo, também encontrados em frutos, plantas e grãos, com a adição de um lactobacilo. Esse processo é bastante antigo, utilizado na produção dos primeiros pães.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Qualquer agente de origem biológica capaz de provocar fermentação. 2 Massa de farinha que, depois de azedada, provoca a fermentação em outra porção de massa de pão, ao ser adicionada a esta.