O que significa 2 incidências?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

As incidências fazem relação à posição que o paciente deve ficar. No Raio-X de Tórax 2 Incidências (Pa Perfil), estamos falando do exame da região do tórax em duas posições, Pa (Póstero-Anterior) e Perfil ou lateral.

A Figura 1 mostra que as incidências mais utilizadas em exames de seios da face são a fronto-naso e a mento-naso, sendo que apenas no hospital E foi constatada, com freqüência, a solicitação de apenas uma incidência mento-naso. Nos demais hospitais, as incidências fronto-naso e mento-naso eram realizadas conjuntamente.

O que é o exame de RX Torax com 2 incidências? O RX Torax com 2 incidências é um exame de imagem que utiliza raios-X para obter imagens do tórax em duas projeções diferentes: posteroanterior (PA) e lateral. Essas projeções oferecem informações valiosas sobre a estrutura e a condição dos órgãos torácicos.

Incidências do Raio X de tórax
A incidência Lateral ou Perfil é a que nos permite observar o tórax lateralmente (“de lado”). Habitualmente, a radiografia de tórax 2 incidências refere-se à realização das duas incidências descritas (incidência PA e incidência Lateral ou Perfil, geralmente o esquerdo).

Descricao do exame:
A radiografia do tórax com 3 incidências é um exame de imagem que utiliza raio-x para visualizar a região do tórax e avaliar a estrutura óssea, incluindo o esterno, as costelas e a coluna vertebral, bem como os órgãos internos, como o coração, os pulmões e a aorta.

As principais incidências radiológicas são: AP, PA, Médio-lateral, Látero-medial, Látero-lateral, ínfero-superior, Súpero-inferior.

A avaliação básica do pé pela radiografia deve incluir uma incidência AP (dorsoplantar), uma lateral e uma oblíqua medial. Algumas incidências adicionais podem ser obtidas conforme a indicação clínica.

Na radiologia, a incidência revela a trajetória ou direção do raio central emitido pelo equipamento. Para esse conceito ficar mais claro, é importante compreender como funciona o aparelho de raio X. Ele possui um tubo formado por filamentos, cátodo, ânodo, rolamentos do motor e outros itens.

As duas incidências mais utilizadas na avaliação da mão são a incidência postero-anterior (PA) e a obliqua. Há também algumas incidências dirigidas a dedos geralmente antero-posterior e lateral, com indicação sobretudo nos casos de suspeitas de fratura.

O raio-x de seios da face é um ótimo meio de se fazer o diagnóstico da sinusite. Normalmente, os seios da face devem estar vazios, apenas com ar, o que aparece como cavidades escuras no raio-x.

Não há limite para a quantidade de radiografias e tomografias que podem ser feitas. Os médicos podem calcular o custo/benefício de submeter o paciente a mais radiação. "A preocupação é não realizar exames radiológicos se não for necessário.

Espirometria (do latim “spiro”, que significa respirar, e do grego “metron”, que significa medir) é o exame que avalia a maneira como o ar entra e sai dos pulmões. Isso é feito pelo médico pneumologista enquanto o paciente inspira, segura o ar e expira.

No exame normal, a transparência pulmonar se mantém preservada. De modo geral, o raio x do tórax deve observar aspectos como a estrutura do pulmão, as bordas cardíacas, os vasos sanguíneos, o mediastino e o arcabouço ósseo.

As imagens do raio X de tórax mostram os órgãos da região torácica e são produzidas em tons de cinza. Basicamente, o que impede a passagem dos raios x fica branco e o que permite fica preto, na imagem gerada. Os ossos aparecem na tonalidade mais clara porque são mais densos, assim como o coração.

As causas dessas “manchas” podem ser variadas e provenientes de doenças infecciosas, como: tuberculose, Histoplasmose e Criptococose; de doenças inflamatórias (pneumonia em organização com bronquiolite obliterante), de tumores benignos (hemangiomas, hamartomas, lipomas) e de tumores malignos (carcinoma espinocelular, ...

Incidências. Quando é realizado um raio-x em um paciente, o médico indica (no pedido do exame), a posição em que o paciente precisa realizar o exame para que o médico consiga ver na imagem as informações necessárias para o apoio ao diagnóstico.

Normalmente, são feitas três fotos diferentes da coluna cervical: uma frontal (visão anteroposterior); uma lateral (visão lateral); e outra frontal por meio de uma boca aberta (visão odontoide).

Pode ser realizada a incidência PA (postero-anterior – “doente de frente”) incidência AP (antero-posterior – “doente de costas”), incidência Lateral ou Perfil (“imagem de lado”), incidência oblíqua, entre outras.

INCIDÊNCIAS OBLÍQUAS AP OU PA
A incidência oblíqua tem como objetivo a visualização de um dos lados, tanto da parte anterior ou da parte posterior, sendo necessário posicionar a parte solicitada mais próxima a chapa do aparelho de raio x.

O raio-X do tórax (ou radiografia do tórax) é um exame de imagem que utiliza radiações para visualizar o interior do tórax. Dessa forma, consegue obter informações sobre o coração, pulmões, ossos, vasos sanguíneos e outras estruturas localizadas na região.

O bom posicionamento visa à exposição mais completa possível da mama. A incidência MLO privilegia os quadrantes laterais, onde ocorrem a maioria dos cânceres de mama e tem como "ponto cego"os quadrantes mediais. Dessa maneira, a incidência craniocaudal privilegia os quadrantes mediais.