O que significa o que significa a sigla IBGE?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 8 votos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Moradores que não responderem o Censo 2022 podem receber multa de até 10 salários mínimos.

As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Antes de mais nada é preciso ressaltar que o cadastro do Bolsa Família não é feito pelo IBGE, mas sim nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de atendimento do Cadastro Único. A gestão do programa fica a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Toda essa boataria foi desmentida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Cidadania e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota, o IBGE informa que "não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social.

As diversas pesquisas do IBGE abrangem temas como Educação, Trabalho, Economia, População, Saúde e Território, não só sobre o Brasil mas também sobre seus estados e municípios.

É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.

Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-lei número 161, de 13 de fevereiro de 1967, artigo 2º, §2º).

É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Quem ainda não respondeu ao Censo 2022 pode ser multado em 10 salários mínimos.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esclarece que “não há relação entre 'responder ou não ao Censo e receber ou não o Bolsa Família'". Da mesma forma, as respostas dadas ao questionário do Censo não têm relação com o direito ou não de cidadãos ou cidadãs estarem em programas de benefícios.

Critérios. Pelos critérios do Banco Mundial, são consideradas extremamente pobres as famílias que dispõem de menos de US$ 1,90 por dia para viver, valor que correspondia, em 2021, a uma renda per capita mensal de R$ 168.

Segundo o IBGE, a visita às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário pré-definido. No entanto, na maioria dos casos, a visita vai ocorrer durante o horário comercial. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, caso seja mais difícil localizar os moradores em casa durante a semana.

bom então é isso Pessoal vocês não perderão o auxílio Brasil por causa do emprego do IBGE nem se fosse por qualquer outro emprego com carteira assinada.

A fake news assustou alguns usuários, sobretudo aqueles que já tinham se negado a atender os agentes do Instituto. Entretanto, não é verdade que alguém possa perder o benefício por esta razão. Por meio de uma nota, o IBGE já confirmou que a notícia é falsa.

O morador pode também confirmar e identificar o agente pelo portal oficial www.ibge.gov.br – ao acessar automaticamente um banner oferece o serviço: Deseja confirmar se o entrevistador é do IBGE? Peça o número da matrícula no crachá do entrevistador e informe no campo abaixo. Podendo também ser CPF ou RG.

Se você quiser confirmar a identidade do profissional, é só entrar no site Respondendo ao IBGE ou ligar para o número 0800 721 818. "Os dados estão à mostra no crachá, que traz ainda um QR code que direciona à área de identificação no site", afirma o órgão federal.