O que significa 20 MPa?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm². Por exemplo, um concreto com fck de 20 MPa tem uma resistência característica a compressão de 200 kgf/cm².

Exemplificamos: dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm².

Sabendo-se disso, os especialistas passaram a fabricá-lo baseando-se na aplicação de suas propriedades à realidade de sua utilização. O FCK (Resistência Característica do Concreto à compressão), é medido em Mega Pascal (Mpa), e demonstra a capacidade de resistência do concreto. Um Mpa equivale a 10,1972 KgF/Cm2.

1 mpa é igual a 10kg força por centímetro quadrado então cada centímetro quadrado é de é de junto de uma área né cada área. de um por um centímetro é aguenta ali 10 kg.

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Concretagem dos pisos industriais
O traço do concreto para execução de pisos para estacionamento deve apresentar, no mínimo, 30 MPa de resistência à compressão e 4,2 MPa de resistência à tração.

Assim, cada parte da construção exige um traço (proporção cimento, areia, pedra e água) diferente. Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa.

Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm². Por exemplo, um concreto com fck de 20 MPa tem uma resistência característica a compressão de 200 kgf/cm².

A mistura pode ser preparada manualmente ou mecanicamente e apresenta resistência característica de aproximadamente 90 kgf/cm². A resistência à compressão é de aproximadamente 5 a 15 MPa.

A fórmula básica do concreto 3:1 é medida em volume, tanto a areia, pedra e o cimento, além da água.

A resistência do concreto é estabelecida pelo FCK, um cálculo que está diretamente ligado à durabilidade, economia e segurança de uma estrutura de concreto e é medido em MPa (Mega Pascal).

Quando o termo CAR começou a ser utilizado, no final dos anos 1970, o concreto de alta resistência era aquele que apresentava resistência à compressão (fck) superior a 40 MPa, enquanto o concreto comum tinha resistência à compressão em torno de 20 a 25 MPa.

Os valores de resistência encontrados nos ensaios atenderam aos padrões estabelecidos pela norma do cimento CP IV ABNT - NBR 5736 [1], uma vez que, a resistência mínima estabelecida deve ser de 10 MPa aos 3 dias; 20 MPa aos 7 dias; e 32 MPa aos 28 dias.

Ou seja, um paver de 35 Mpa suporta uma carga de aproximadamente 20 toneladas sobre uma área de 56 cm2.

Fazer o cálculo da área de topo (em cm²). Então dividir a carga máxima atingida pelo corpo de prova por sua área de topo, obtendo um valor em kgf/cm². Pegar o valor em kgf/cm² e dividir por 10 para atingir o Fck do concreto em MPa.

O MPa significa Mega Pascal, que é uma unidade padrão de pressão dentro das Normas Técnicas modernas, sendo que 1 MPa = 10,19 kgf/mm².

1: 2,5: 5 – Concreto comum – 15Mpa; 1: 3: 5 – Concreto comum – 12Mpa; 1: 3: 6 – Concreto comum – 10Mpa; 1: 4: 8 – Concreto comum – 8Mpa.

40 mpa concreto 41 a 51 quilos um quilo de cimento. 1,6 quilos de areia. 2,54 quilos de brita. 0 45 mil litros de água.

Maior custo-benefício
Por fim, o custo-benefício do concreto usinado se prova melhor, pois além de garantir maior produtividade e melhor uso dos recursos, ele tem uma função estrutural mais garantida.