O que significa 40 RPM?

Perguntado por: alima2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Esta sigla quer dizer rotação por minuto por minuto.

O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo. Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.

O que é RPM
O RPM (rotações por minuto) do veículo indica o número de giros do virabrequim. É o braço direito do motorista, que o auxilia nas trocas de marcha do veículo. A forma como o condutor utiliza o RPM influencia diretamente o consumo de combustível.

Cada veículo tem sua capacidade máxima e o conta giro controla o limite de potência na marcha, evitando consequências negativas por trocá-la no tempo errado. Ele mostra em tempo real as Rotações por Minuto (RPM), o que é fundamental para alinhar o funcionamento do motor e da marcha correta para cada situação.

Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.

Cientistas da Universade de St. Andrews, na Escócia, apresentaram os resultados de uma pesquisa que criou o objeto com rotação mais rápida da Terra. Uma microscópica esfera feita de carbonato de cálcio registrou um ápice de 600 milhões de rotações por minuto, o famoso RPM que tanto vemos em motores por aí.

Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.

Na caixa do produto vem especificando que a potencia dele e de 30.000 RPM que significa Rotação Por Minuto.

O dispositivo que mede as RPM é chamado tacômetro (ou conta-giros, mais comumente conhecido no Brasil). Nos automóveis, as RPM são marcadas em unidades devendo ser multiplicadas por 1000 para obter as RPM. Desta forma, se o tacômetro indicar 4, o motor do veículo estará a girar a 4000 RPM.

Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.

Quando o tacômetro marca 3000 rpm, significa que o motor gira três mil vezes por minuto.

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm. Na verdade você nem precisa efetuar na calculadora essa multiplicação por 1.000, ela pode ser feita mentalmente. O resultado seria 3,116 rpm, que é 3.116 rpm.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

rgalvaolott escreveu: Pra confirmar: 100km/h ele tá em 2500, 2600 rpm.

A sigla RPM pode fazer referência a diferentes conceitos. De um modo geral, o seu uso está relacionado com as rotações por minuto: a quantidade de voltas que um corpo giratório completa em volta do seu eixo a cada sessenta segundos.

Desgaste das pastilhas de freio
Por isso, o motorista que pisar demais no acelerador vai acabar causando um desgaste nas pastilhas de freio.

Continuar lendo O que significa 500 RPM?