O que significa 5 cotas no Bilhete Único?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 12 votos

E não se esqueça de que a cota não utilizada não perde o valor. Por isso, fique tranquilo e antecipe as suas recargas. O cartão Bilhete Único acumula até duas cotas mensais, cinco cotas semanais e 15 cotas Diárias (24 horas).

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*. A concessão das cotas é proporcional aos dias de aula.

Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade temporal por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente.

Para saber o valor de sua cota em dinheiro multiplique a quantidade de créditos a que tem direito pelo valor da Meia-Tarifa vigente, se tiver direito a dois modais, multiplique o resultado por dois. Ex: cota de 48 créditos/mês para 2 modais = 2 x 48 x o valor da Meia-Tarifa vigente.

Como funciona o sistema de Cotas para obtenção de passagens para meios de transporte? Serão fornecidas cotas gratuitas de passagens aos estudantes, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino, além de fração de cota destinada à realização de atividades extracurriculares.

Atualmente a cota do bilhete único mensal custa R$ 213,80 com direito de até 10 embarques diários durante os 31 dias por mês. Porém, um passageiro que use o transporte coletivo por 22 dias úteis ao mês (considerando a ida e volta), caso opte por fazer uma recarga comum, pagará R$ 193,60.

O prazo de aprovação da gratuidade para usuários recém cadastrados é de até 45 dias. - Se a gratuidade for liberada na primeira quinzena do mês, você poderá utilizar o Passe Livre a partir do primeiro mês subsequente.

4 embarques, aos domingos e feriados oficiais, pelo valor de uma tarifa vigente, nos veículos do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, realizados no mesmo dia, no período máximo de 8 horas, desde que a última recarga realizada no cartão tenha sido feita com crédito eletrônico ...

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas.

E para uso nos ônibus e micro-ônibus as cotas variam de 10 a 48 créditos e dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 4 embarques por viagem.

É possível solicitar pelos canais de atendimento Portal 156 e presencialmente nos Postos de atendimento com o documento de identificação e o Bilhete.

Qual a legislação que concede o benefício aos idosos? A gratuidade para os idosos com idade compreendida entre 60 a 64 anos é garantida pelo Decreto nº 62.057/2022, bastando a apresentação de documento oficial de identidade que comprove a idade e desembarque pela porta da frente.

Para viagens interestaduais, ou seja, entre estados diferentes, o artigo 40 do Estatuto prevê a quantia de 2 vagas gratuitas para idosos, além de desconto de 50% do valor das passagens, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas e o idoso comprove renda igual ou inferior a 2 salários mínimos.

Como consultar a situação das cotas?

  1. Faça login no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action;
  2. Clique no campo “Meus cartões”;
  3. Identifique a linha do Bilhete Estudante;
  4. Clique no campo “Extrato de utilização”.

É possível consultar a cota do PIS pelo CPF no aplicativo do FGTS ou ligação através dos serviços: Central Alô Trabalhador: número 158, telefone do INSS: número 135 e atendimento da Caixa: número 0800 726 0207.

Ferramenta está disponível para facilitar acesso às informações pelo próprio usuário. A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.