O que significa a cruz dupla?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Cruz Missioneira: Símbolo de fé redobrada e proteção nas Missões.

Cruz Ortodoxa
O Cristianismo ortodoxo venera uma cruz com um desenho diferente daquela que costumamos ver nas igrejas latinas. A cruz ortodoxa tem oito braços e Jesus aparece com os dois pés feridos por cravos. Na extremidade superior, temos o lugar onde se escreveram o nome de Jesus em vários idiomas.

A Cruz de Lorena simbolizava que os duques de Lorena, na França, eram duplamente cristãos: por serem príncipes de um Estado cristão e como os conquistadores de Jerusalém.

A Cruz de Caravaca é exatamente do mesmo formato da nossa Cruz Missioneira, porém, em algumas vezes se apresenta com anjos, inscrições como o INRI, com o cristo crucificado ou mesmo com pedras preciosas; porém sempre mantendo o mesmo desenho básico que conhecemos.

Este livro contém oração contra roubo, oração de Santo Agostinho para receber uma revelação, a Prece do Cristo, o verdadeiro significado do Pai-Nosso, a Consagração da Residência entre tantas outras que podem mudar a sua vida para melhor.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo.

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.

Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.

A barra de cima representa onde foi colocada a inscrição INRI (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus) e a do centro, onde os braços de Jesus foram pregados. Por fim, a última barra seria para o apoio dos pés de Jesus.

Como comentamos, o símbolo mistura o principal símbolo cristão com elementos celtas. Na lenda irlandesa, essa foi uma ideia de São Patrício, que misturou a cruz cristã com o sol pagão (simbolizado pelo círculo no meio da cruz) para dar aos seguidores recém-convertidos a ideia da importância da cruz.

A Cruz Missioneira foi trazida pelos Padres Jesuítas para as terras da América. Foi esculpida pelos índios em pedra de arenito e está atualmente junto ao Patrimônio Cultural da Humanidade de São Miguel das Missões.

Tatuagem de cruz significado
Apesar de todo sacrifício e dor, Cristo ressuscitou, trazendo mais uma prova de fé e amor para seus seguidores. A cruz também representa todo caminho de redenção de pessoas que passam por grandes sofrimentos ou provações e superam a dor e o sofrimento, sempre com muita fé.

A Cruz de Jerusalém é comumente interpretada como representação das cinco chagas de Cristo. As cruzes menores simbolizam as feridas de mãos e pés de Jesus, enquanto a grande cruz central representa a ferida aberta pela lança do soldado.

Reconheço que pequei, Senhor Jesus, e assumo os meus pecados, mas fazei com que eu ouça as Vossas palavras e com que me alegre na Vossa misericórdia. e dai-me a força que me confirma na prática do bem. Não desprezeis, Senhor meu Deus e Salvador, as minhas preces.

Os cristãos comemoram o sacrifício de Jesus Cristo, acreditando que isso lhes oferece a promessa de perdão e vida eterna. A cruz às vezes também assumiu significados mais sombrios como um símbolo de perseguição, violência e até racismo.