O que significa a cruz no batismo?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Com o óleo dos catecúmenos, o sacerdote traça uma cruz no peito e outra entre as omoplatas do batizando. Simboliza a força na luta contra as tentações, uma espécie de escudo contra o pecado.

Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”.

E quem segura a vela durante toda a cerimônia? O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê.

Os símbolos do Batismo

  • A água da imersão.
  • O crisma.
  • O óleo dos catecúmenos.
  • A luz da vela.
  • A veste branca.

Depois da benção, o padrinho oferece simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: `Recebe a luz de Cristo´. Essa vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

Assim como uma festa de noivado ou casamento, o batizado deve ter convites personalizados, cardápio, bolo de festa, decoração especial e lembrancinhas para os convidados.

Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Há os óleos abençoados, que são o dos Catecúmenos e dos Enfermos; e o óleo consagrado, o Santo Crisma. O Óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, quando é ungido o peito da pessoa que será batizada.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.

O papel das madrinhas no batizado católico
Nesse momento de uso de água e óleo, o padre pronuncia as preces de batismo que consistem nos seguintes dizeres: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Bom, mamãe, como você já deve estar imaginando, a toalha será utilizada por você mesma, ou pela madrinha do seu pequeno para secar a cabecinha dele na pia batismal depois que o padre a molhar com água benta.

Quando a pessoa estiver pronta, comece dizendo “Eu creio que Jesus é o Cristo”, e pause para que a pessoa possa repetir. Então diga “O filho do Deus vivo”, e espere que ela repita. Continue dizendo “E O aceito como meu Senhor e Salvador”.

Quando se batiza um bebê, é aconselhável utilizar trajes em branco ou Off-White pelo fato de simbolizar a pureza e inocência e a aliança que seu bebê está fazendo com Deus, e essas tonalidades significam paz e tranquilidade, coisas que combinam perfeitamente com seu pequeno.

O batismo é um mandamento
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois. Para ser padrinho ou madrinha, requer-se idade acima dos 16 anos completos. Além dos padrinhos oficiais, os pais podem escolher uma madrinha ou um padrinho para a consagração da criança a Nossa Senhora.

Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer.

Mas nada de fazer drama para que os noivos convidem alguém com quem não tem intimidade para ser padrinho ou madrinha. É um direito deles não querer e é um direito seu recusar.