O que significa o sinal da cruz na proclamação do Evangelho?

Perguntado por: erebelo8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A cruz no peito, à altura do coração, indica-nos que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado por todos os que acreditam na ressurreição de Cristo. Rezemos: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Por exemplo, no Cristianismo a expressão "proclamação do Evangelho" remete para o ato de anunciar o Evangelho, segundo a ordem expressa por Jesus em Marcos 16:15.

Quando termina a leitura, diga-se "Palavra do Senhor", ou "Palavra da Salvação" (no caso do Evangelho), no singular. Por quê? Porque é Cristo-Palavra que foi proclamado. Por isso, evite-se o ruído de dizer "Palavras do Senhor" ou "Palavras da Salvação" (no plural).

Curiosamente, foi um imperador romano, o pagão Constantino, o Grande, quem introduziu a representação da cruz, mas sem o corpo de Jesus. Foi quando se converteu ao cristianismo, depois de ter tido um sonho, antes da batalha contra Magêncio, em que viu uma cruz e ouviu uma voz que dizia: “Com este signo vencerá”.

Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração.

Fazer o Sinal da Cruz ou persignar-se é um pedido de bênção a Deus. Os orientais o fazem da direita para a esquerda para espelhar as ações do sacerdote quando ele os abençoa. O sacerdote, olhando para os paroquianos, abençoa da esquerda para a direita.

O Pai—fonte de tudo, eternamente gracioso. O Filho—Redentor que deixou a glória do céu para salvar suas ovelhas. O Espírito—o consolador que habita em nós e torna vivas as verdades da fé cristã em nossos corações.

E é assim mesmo a maneira correta de se fazer: com a mão direita aberta, com os dedos juntos, se toca na testa e se diz “em nome do Pai”; a mão desce ao peito enquanto se repete “e do Filho”; a mão sobe para o ombro esquerdo e de lá para o direito, enquanto se diz “e do Espírito Santo”. O “amém” encerra o gesto.

A reposta à pergunta é não. De fato, a Instrução Geral do Missal Romano afirma que “as leituras são proclamadas por um leitor o Evangelho é proclamado por um diácono ou um padre” cf. IGMR 59.

1. Anunciar em público e em voz alta. 2. Aclamar.

Fé e Compromisso
Quando prestamos testemunho do evangelho pelo Espírito, as pessoas dispostas a ouvir receberão um testemunho suficiente para começar a ter fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação. Essa fé despertará nelas a vontade de se arrepender.

A primeira disposição do proclamador da Palavra deve ser a de silêncio para ouvir e acolher essa Palavra. É Deus quem se dirige ao proclamador e a toda assembleia. Por isso, mesmo ao fim da leitura, diz-se: “Palavra do Senhor”. E a assembleia responde: “Graças a Deus!”.

Notemos que este "Senhor" é Jesus Cristo, e que a palavra da salvação é a passagem evangélica acabada de proclamar pelo diácono ou pelo sacerdote (presbítero ou bispo).

“Portanto, é direito do sacerdote ou do diácono proclamar o Evangelho dentro da Santa Missa. Vale lembrar que o leigo também tem um papel fundamental na proclamação da Palavra de Deus. Mas, dentro das celebrações, a leitura do Evangelho é feita pelo sacerdote ou diácono”, afirma Pe. Marcelino.