O que significa a décima parte?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Diz-se de ou cada uma das dez partes iguais de um todo.

Significado de Dizimou
Dizimou vem do verbo dizimar. O mesmo que: arruinou, devastou, destruiu, dissipou, gastou, aniquilou, desfalcou.

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus.

Ela explica que o que costuma variar é que "algumas igrejas trabalham com [a ideia de] o dízimo, ou seja, 10% daquilo que os fiéis recebem, enquanto outras trabalham com a contribuição voluntária, ou seja, as pessoas da comunidade contribuem com aquilo que podem, e se podem".

  1. As PRIMÍCIAS é você pegar o valor de sua produção (salário ou qualquer valor que você obteve) e dividi por 30 dias. O valor de um dia é a PRIMÍCIA.
  2. O DÍZIMO é 10% do valor de sua produção.

10% de 100 reais são 10 reais, 20% são duas vezes esse número, ou seja, 20 reais. 30% significa 30 em cada 100, ou seja, é o mesmo que 30 centésimos ou três décimos.

- Décima parte de 30: Fazemos 30 dividido por 10, que será igual a 3.

A palavra “dízimo” vem da palavra hebraica “malaser” e da palavra grega “dekate”, e traduzido significa “um décimo”. Todos nós sabemos que “um décimo” é 10%. Portanto, sabemos que a quantia do dízimo deve ser 10% porque este é o significado da palavra.

Dizimar vem do latim decimare, que significa “matar um a cada dez”. Daí advém a palavra dízimo, que é a décima parte. Dízimo ou dízima é o imposto correspondente à décima parte do rendimento. A expressão mais apropriada a ser utilizada ao se referir ao dízimo é: contribuir com o dízimo.

adjetivo Destruído; que se dizimou, sendo completamente aniquilado, arrasado. Exterminado; que foi algo de extermínio, assassinado, em massa.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Jesus não dá muita importância a dízimos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23: 23).

É um exercício de doação e partilha em que o cristão se mostra disponível a cuidar das dimensões religiosa, social e missionária. Já a Oferta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso que pode ser feita em qualquer igreja, sem necessariamente ter uma periodicidade.

Nota para o professor
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele que nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos. Ao contribuir com o dízimo descobrimos a alegria de servir.

Dito isto, respondo à sua pergunta: contribua com o dízimo na paróquia que você frequentemente participa, na comunidade em que você é membro. Esta é sua obrigação. Se, porém, você entende que pode ser dizimista em outra paróquia, vá em frente.

Dízimo significa “décima parte”.
Se fosse no Brasil, significa que por cada 10 reais que a pessoa recebia no salário, daria 1 real a Deus. Se ganhasse 1000 reais, daria 100, mas se só ganhasse 10, daria 1.

Obedecer à Lei do Dízimo
Nos tempos antigos, Abraão e Jacó obedeceram ao mandamento de pagar um décimo de suas rendas (ver Hebreus 7:1–10; Gênesis 14:19–20; 28:20–22).

Porém, para ser considerado dízimo, é preciso que seja realmente um percentual, isto é, uma porcentagem dos seus ganhos, sendo no mínimo 1%. Se alguém ganha R$ 1.000,00 e oferece R$ 10,00, isto ainda pode ser considerado dízimo.