O que significa a expressão dança no salão?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

Quanto à dança de salão, pode-se dizer que é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, é uma expressão alegre e espontânea do povo, com seus mais diferentes ritmos e formas de dançar próprios, despertando a atenção e admiração de todos.

É comum ver casais dançando estilos da dança de salão em casamentos, festas e outros eventos. Por isso, essa modalidade é chamada de dança de salão, pois são executadas informalmente nos salões dos eventos. Exemplos de dança de salão são: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, pasodoble, tango e valsa.

A dança é a expressão do ser por intermédio do corpo, este, que como veículo do ser no mundo, realiza movimentos carregados de intencionalidade, significação, consciência e sentimentos que dizem da sua maneira de perceber e de estar no mundo.

As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró, o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

A principal característica dessas danças é a sua execução em pares, em que os parceiros se movem em harmonia, sincronizando seus passos e movimentos ao som da música. O contexto social é um elemento fundamental nas danças de salão, e é por esse motivo que elas são conhecidas como danças sociais.

A dança de salão possui objetivos claros de sociabilização e diversão entre casais, o que propicia o estreitamento de relações, romance e amizade (FREIRE, 2001; PERNA, 2005).

8 estilos de dança de salão

  1. Maxixe. O maxixe, também conhecido como o tango brasileiro, foi criado na periferia do Rio de Janeiro, em meados de 1870. ...
  2. Lindy Hop. ...
  3. Mambo. ...
  4. Bachata. ...
  5. Paso Doble. ...
  6. Quickstep. ...
  7. Cha cha cha. ...
  8. Jive.

As danças de salão são tipos de danças realizadas a dois que costumam empolgar quem pratica e encantar quem assiste. Esses estilos de dança são praticados tanto como uma forma de diversão como de competição e normalmente exibem técnicas e passos específicos.

São dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução, que é exercida por uma das partes. Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário. Pressupõem acompanhamento musical, o qual configura o estilo da dança.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que para cá vieram.

No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango.

A partir disso, a organização internacional de danças de competição, World Dance Sport Federation (WDSF), passou a classificar as danças de salão em dois tipos. Um deles são as latinas, mencionadas acima, e as clássicas, como a valsa, slowfox, tango, quickstep e muitas outras.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.

A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu ainda na pré-história, como consequência de experimentações corporais, como bater os pés no chão e bater palmas. A partir das descobertas de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, as pessoas foram combinando movimentos do corpo.

A expressão corporal é uma atividade artística que se baseia primordialmente no movimento, no gesto ou na quietude do corpo. Ela nasce de sentimentos, sensações, imagens e idéias e se baseia na percepção dos sentidos e na motricidade, integrando as áreas motoras e psíquicas do ser humano.

A Dança de Salão pode ser vista como uma fonte de preservação de características culturais populares, e sua prática pode interferir positivamente no comportamento social de seus praticantes, levando-os a um comportamento pacifico, por estar desenvolvendo neles, valores humanos e universais, por estar desenvolvendo a ...

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.

A dança de salão apresenta três elementos básicos:

  • MOVIMENTO CORPORAL.
  • ESPAÇO.
  • TEMPO.