O que significa a expressão goiano do pé rachado?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

É nessa época, principalmente de julho a setembro, que a derme fica extremamente ressecada e as fissuras nos calcanhares trazem à tona a famosa expressão “goiano do pé rachado”.

O que é Zé Ruela:
Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

O termo "pé-rapado", segundo o dicionário, é sinônimo de pessoa de origem humilde, pobre. Já era conhecido por volta do século 17 e é usado até hoje. Designava o pobretão, principalmente da zona rural, que andava descalço e por isso era obrigado a raspar (ou rapar) os pés para lhes tirar a lama.

Embora a expressão "Porque Goiano puxa or" não tenha um significado literal, ela reflete a maneira descontraída e acolhedora do povo goiano. O "puxar or" é uma forma de criar empatia e estabelecer uma conexão rápida com outras pessoas, demonstrando camaradagem e abertura para a interação social.

“Paieiros” Produzidos em São Paulo. Em algumas regiões do interior de São Paulo é cultivado o chamado “Fumo Goiano” ou “Sabiá” (pelos produtores). Ele possui coloração escura, gosto e odor mais fortes e alto teor de nicotina. Produz uma espécie de baba na boca do usuário na hora do consumo.

1. Custoso: pessoa ou situação difícil, complicada. Ex: "ô trem custoso esse menino”. "Isso vai ser custoso demais, moço!"

Galinhada

O Prato preferido do Goiano é a Galinhada. E não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

português

Dessas, 121 conseguiram perceber outras línguas em Goiânia, 13 afirmaram categoricamente que o português é o único idioma falado na cidade, enquanto nove pessoas não souberam responder.

dar uma rata
[Brasil, Informal] Falhar ou cometer gafe ou inconveniência.

2. Imbira. Na gíria popular algo difícil de se desenrolar, algo desagradável.

Muito utilizada em Goiás, a gíria pode equivaler a interjeições como "caramba", "vixi", "eita", "putz" ou até mesmo ao "sinistro" usado pelos cariocas. Eis um exemplo de frase com o tal termo: "Rensga, você conseguiu ficar dez minutos sem respirar debaixo d'água". Ou: "Rensga, eu não acredito que ela fez aquilo".

Pessoa simples, sem importância. Medíocre. Fracassado.

O que significa a expressão 'queimar rosca'? - Quora. É uma gíria pejorativa para fazer sexo anal, e ela geralmente é usada em discursos onde o alvo é homoafetivo.

A gíria "cara" é um nome usado para indicar ou chamar uma pessoa de maneira informal; pessoa, colega, amigo.

Assustar-se, irritar-se.

Extremidade oposta à base ou pé de um corpo oblongo.

Significado de Pé-rapado
Aquele que pertence a uma classe social mais baixa; sujeito pobre; pobretão.

Extrovertidos e acolhedores Primeiramente, uma das principais características do goiano é a sua facilidade em entrosar com diversas pessoas. De forma geral, quem nasce em Goiás tem uma tendência a interagir com o máximo de pessoas possíveis em ocasiões sociais.

Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

A primeira região ocupada foi a do Rio Vermelho, onde foi fundado o arraial de Sant'Ana, posteriormente chamado de Vila Boa e mais tarde de Cidade de Goiás.